Finalmente, Ubuntu 7.10 instalado

Pronto, finalmente o ubuntu 7.10 está instalado e funcionando em meu notebook CCE NCL-C2H4.

Não houveram maiores inconvenientes, a não ser pela placa de rede sem fio, que no caso deste notebook usa um chipset RT73, cuja instalação tenho seguido desde a versão 6.10 deste wiki do Ubuntu. Certo que o site está em italiano, mas é perfeitamente compreensível🙂.

Seguindo os passos descritos pelo site, criei, após tudo, um script para conectar em meu roteador sem fio, mas também pode ser utilizado o aplicativo RutilT. Abaixo segue o script criado por mim.


#!/bin/sh
#ativa o wifi, caso não esteja ativado
ifconfig wlan0 up
#cria as configuracoes da rede wifi
iwconfig wlan0 essid "nome_da_rede"
iwconfig wlan0 mode Managed
iwconfig wlan0 channel 9
#cria as opcoes para usar o WPA
iwpriv wlan0 set AuthMode=WPAPSK
iwpriv wlan0 set EncrypType=TKIP
iwpriv wlan0 set WPAPSK="senha"
#configura o wifi com dhcp
dhclient wlan0
#faz um scan das redes disponiveis
iwlist wlan0 scan

Onde está escrito nome_da_rede, troque pelo nome de sua rede sem fio e onde está escrito senha, coloque a senha que você usa para acessar a rede sem fio. Ah, e o channel também pode ser mudado. E como dá para ver, estou usando WPA para deixar minha rede mais segura, embora possa ser usado o WPA2, desde que o roteador suporte. Mas este teste vou ter de deixar para depois.

Sobre Fábio Medeiros

Meu nome é Fábio Medeiros. Cearense de nascença e com muito orgulho (daí o nome do blog, uma referência à minha terra). Sou formado em Tecnologia em Telemática, pelo CEFET-CE. Escrevi alguns artigos sobre programação JavaME e dispositivos portáteis (PDA) para a revista WebMobile.
Esse post foi publicado em Ubuntu e marcado , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Finalmente, Ubuntu 7.10 instalado

  1. Luciano Herlon disse:

    Prezado,

    Eu tenho um laptop CCE e não consigo acessar a rede wireless… não sei configurar, você poderia me ajudar. Já tentei de tudo, vários tutorias, mas nada!!

    veja os dados que postei no site Ubuntu-br.org

    Obrigado pela atenção

  2. siriarah disse:

    Luciano, editei o teu comentários somente para economizar espaço, mas queria te pedir duas coisas:
    1) qual o modelo desse teu note da CCE?
    2) qual o link do fórum do Ubuntu-br em que estão postadas as tuas dúvidas?
    Obrigado.

  3. Marcos Henrique disse:

    Tenho um note cce linha win J-74A, tentei instalar o Debian, mas nao reconhece o HD, o Ubuntu eu consegui instalar, mas ta mais lento que um 486, nao sei o que fazer, nao acho nada na net sobre esse modelo. Quero muito usar o linux nele. Se tiver alguma ideia me ajuda.
    Obrigado.

  4. siriarah disse:

    Marcos, não sei se te poderei ser tão útil, mas de que forma você está tentando instalar o Ubuntu? Tá usando o LiveCD, alternate ou DVD?

    Todavia, te aconselho também a dar uma olhada no fórum do Ubuntu-BR, que lá você encontrará muitas informações sobre instalação do Ubuntu em diversos hardwares. (http://ubuntuforum-br.org)

  5. Marcos Henrique disse:

    Estou usando o LiveCD, mas agora estou baixando o DVD, que falaram-me ser completo, vou tentar esse e dar uma olhada nesse forum, se ainda sim eu nao conseguir, no dia 26 proximo, vai acontecer aki em Brasilia o FLISOL, levo ele lá, e acho que ai vai. Quando conseguir posto aki, pra que outros possam ter acesso tb. Obirgado pela atenção.

  6. Pingback: Ubuntu 8.04 - sudo: unable to resolve host « siriarah

  7. oton disse:

    cara, sou novo no linux e tenho um CCE MPV-D5H8 (veio com ruindows mas eu limei logo..)

    me diz se eu to entendendo direito:
    atualmente, clikando no icone da rede (ao lado do relógio) eu consigo “ver” as redes sem fio mas nao acessa-las… quer dizer que pra eu conseguir fazer o wifi funfar aqui, alem de todo o trabalho com drivers eu ainda vou ter que saber o nome da rede, tipo de segurança e etc..? nao dá simplesmente pra clickar, colocar a senha e acessar a rede?

  8. siriarah disse:

    Olá oton,
    Seguinte: no meu caso, a placa de wifi no meu notebook não funciona direito com o NetworkManager do Ubuntu. Assim, desinstalei ele e uso o rutilt, que permite que se faça um scan por redes wifi nas proximidades, bem como o que você deseja, que é só clicar e digitar a senha. Mas para mim, que tenho minha rede e sei o nome e a senha foi mais prático criar um script e usá-lo.

  9. Pingback: Pós-instalação do Ubuntu 8.10 « siriarah

Deixe uma resposta

