Opera Mini 4.1 e download para JVM Palm

Fiquei sabendo hoje, pelo site PalmInfoCenter, que a Opera lançou uma nova versão do Opera Mini, a 4.1 beta. Esta versão, como as outras, está disponível para dispositivos com suporte a JavaME.

Se você for no site da Opera, vai encontrar um arquivo específico para dispositivos com Palm OS em formato .prc, mas precisando sempre da máquina virtual JVM instalada no dispositivo. Como noticiado aqui, a JVM da Palm não está mais disponível para download no site da Palm, mas eu resolvi disponibilizar aqui no blog, como o PalmInfoCenter fez, o download da JVM para Palm OS, para aqueles que quiserem testar o Opera Mini ou não tenham conseguido baixar a JVM antes que a Palm a removesse de seu site.

Só resolvi fazer um pouco diferente: estou dispobilizando dois arquivos, um é a JVM tal e qual o site da Palm fornecia, incluindo as ferramentas para converter de .jad/.jar para .prc (arquivo JVM.zip de 11,8 MB) e a outra é somente a J9 para instalação em Palms (arquivo J9.zip de 1,13 MB). O download pode ser feito pelo link do mediafire disponível na página de Downloads (no Box.net está disponível somente o arquivo J9.zip).

As novidades desta versão do Opera Mini são:

  • maior velocidade na carga das páginas;
  • pesquisa de texto numa página;
  • auto-complemento de sites anteriormente visitados ou gravados no bookmark;
  • download e upload de arquivos*;
  • salvar as páginas para visualização off-line*.

* (desde que o dispositivo ofereça suporte à JSR-75)

Sobre Fábio Medeiros

Meu nome é Fábio Medeiros. Cearense de nascença e com muito orgulho (daí o nome do blog, uma referência à minha terra). Sou formado em Tecnologia em Telemática, pelo CEFET-CE. Escrevi alguns artigos sobre programação JavaME e dispositivos portáteis (PDA) para a revista WebMobile.
Esse post foi publicado em JavaME e marcado , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Opera Mini 4.1 e download para JVM Palm

  1. Ricard Perez disse:

    Aonde estão os links para downloads da JVM?????

  2. Lincoln disse:

    vlw pela ajuda amigo , não estava achando a jvm em lugar algum . obrigado.

  3. Itamar disse:

    Olá! Estou tentando instalar o Opera Mini no meu Palm, mas quando tento instalar o JVM, pede uma URL, mas não sei qual colocar. Você poderia me ajudar?

    Grato,

    Itamar.

    • siriarah disse:

      Olá Itamar.

      Você está tentando instalar qual versão do Opera?
      Se for a 5 (beta), já digo que tentei em meu Treo 680; instalou mas não funciona.
      Se for a 4:
      1) Você está com a J9 instalada no seu Palm?
      2) Você baixou o arquivo .prc do Opera?
      3) Tente instalá-lo como qualquer aplicativo para Palm.

      • Itamar disse:

        Olá!
        Então, eu instalei o J9 e Opera 4, mas ao tentar terminar a instalação do J9 ele pede pra inserir um URL, mas eu não sei qual é. E o Opera começa a instalação, de repente ele para e até desliga o Palm. Você tem alguma idéia do que pode ser?

        Obrigado pela atenção,

        Itamar.

  4. Paulo Sergio disse:

    Ola ! vc sabe se fufa no Palm Centro ! Obrigado !

    • siriarah disse:

      Olá Paulo,

      Não tenho um Palm Centro para testar, mas sabendo que o sistema operacional dele é o mesmo do Treo 680 (mudando-se somente um pouco a versão) talvez deva funcionar. Somente testando para saber.

  5. Garibaldi disse:

    gostaria de saber como faço para instalar jvm no meu palm 680

    • siriarah disse:

      Olá Garibaldi,

      Primeiro você baixa o arquivo J9.zip. Depois descompata-o no local de sua preferência. Após isto você copia todos os arquivos .prc através do Hotsync do Palm ou copiando para um cartão de memória e, de dentro do Palm, acessa o cartão e instala os arquivos.

Deixe uma resposta

