Limpando cache de thumbnails do Ubuntu

Hoje, utilizando o software Comix, vi que em um de seus menus (mais especificamente Editar->Gerenciar miniaturas) descobri que ele me permite fazer um limpeza do cache do diretório thumbnails do Ubuntu. Então resolvi pesquisar um pouco mais e descobri que existe outra forma de se fazer isto, caso não se possua o Comix instalado na máquina.

find ~/.thumbnails -type f -ctime +4 | xargs rm -f

O thumbnails é um diretório onde o Ubuntu armazena as imagens em miniaturas de alguns arquivos (de imagens em geral) que utilizamos em nosso sistema, assim uma limpeza se faz necessária pois isto pode tomar um bom espaço em disco, no meu caso eu estava com 77.122 arquivos e 1474.7 MB ou quase 1,5 GB de espaço em disco sendo ocupado😮 .

O Comix é um software, para Linux, de visualização de imagens, mais especificamente arquivos de revistas digitalizadas em formatos .cbz e .cbr.

Ah, e após a limpeza, realizada mesmo pelo Comix fiquei com 11.608 arquivos em 211.3 MB🙂 .

7.10

Sobre Fábio Medeiros

Meu nome é Fábio Medeiros. Cearense de nascença e com muito orgulho (daí o nome do blog, uma referência à minha terra). Sou formado em Tecnologia em Telemática, pelo CEFET-CE. Escrevi alguns artigos sobre programação JavaME e dispositivos portáteis (PDA) para a revista WebMobile.
Esse post foi publicado em Ubuntu e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Limpando cache de thumbnails do Ubuntu

  1. Michael disse:

    MUITO ÓTIMA ESSA DICA ME AJUDOU MUUUUITO!!

Deixe uma resposta

