Ubuntu Eee 8.04, o Ubuntu para Eee PC

Se você, como eu, possui um Eee PC 701 e instalou nele o Ubuntu 8.04, sabe que necessitou seguir alguns passos a mais para instalar a placa de rede sem fio além de fazer funcionar as teclas de função e outras coisas mais.

Mas se você ainda não instalou e está com uma vontade doida de fazê-lo, saiba que seus problemas acabaram🙂 . O site Ubuntu Eee está disponibilizando uma versão do Ubuntu já toda configurada e otimizada para instalação no Eee PC, o Ubuntu Eee 8.04🙂 .

Ubuntu Eee 8.04 (do site Ubuntu Eee)
Imagem retirada do site Ubuntu Eee (clique para ver maior)

O download pode ser feito por link direto ou por torrent (o qual dou preferência). E, na página de download, também há explicações de como proceder para gravar a ISO em um cartão ou pendrive bem como o procedimento para o boot e a instalação. As novidades desta versão podem ser vistas aqui.

Sobre Fábio Medeiros

Meu nome é Fábio Medeiros. Cearense de nascença e com muito orgulho (daí o nome do blog, uma referência à minha terra). Sou formado em Tecnologia em Telemática, pelo CEFET-CE. Escrevi alguns artigos sobre programação JavaME e dispositivos portáteis (PDA) para a revista WebMobile.
Esse post foi publicado em Eee PC e marcado , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Ubuntu Eee 8.04, o Ubuntu para Eee PC

  1. Sérgio Gripp disse:

    Ótimo artigo!
    Instalei o Ubuntu eee 8.04 em meu asus eeepc e depois instalei o script RiceeeyTweak.sh. As teclas de funções estão funcionando, com exceção da F5, que habilita o vídeo externo. Você teria uma solução?

  2. Sérgio Gripp disse:

    Parabéns pelo artigo. Instalei o ubuntu 8.04 no meu Asus EeePc seguindo suas instruções. Após instalar o script RiceeeyTweak.sh as teclas de atalho passaram a funcionar, com exceção da tecla F5, que liga o vídeo externo. Você sabe como resolver este problema?

    Atenciosamente.

    Sérgio Gripp
    Cuiabá – MT

  3. siriarah disse:

    Sérgio, ainda não testei. Vou ver se consigo fazê-lo hoje e depois posto os resultados aqui.

  4. Bernardo disse:

    Ola Siriarah,

    otimo artigo! Eu tambem obtive o mesmo problema que o Sergio. Voce ja teve tempo para ver se ocorreu ai tambem? Nao to conseguindo achar nada a respeito de como ativar um monitor externo usando o ubuntu eee! Se descobrir algo poste aqui que eu estarei de olho.

    Obrigado
    Bernardo
    RJ

  5. siriarah disse:

    Sérgio e Bernando,

    Neste fim de semana consegui fazer funcionar as teclas Fn+F5. Para ver como o fiz, basta ver em:

    https://siriarah.wordpress.com/2008/07/08/configurando-fnf5-do-eee-pc-com-ubuntu-804/

  6. Sérgio Gripp disse:

    Obrigado Fábio.
    Já testei várias distros em meu EeePc, mas a que mais tem me agradado é a Ubuntu Eee 8.04.
    Já usei o Xandros Easy Mode, Xandros Full Desktop, Debian Etch, EeePcLinuxOS e Slax (Live USB). Também já instalei o Windows XP.
    Todas as teclas de funções estão agora funcionando, entretanto, percebi (isso já há alguns dias) que as teclas que controlam o volume, não alteram o controle master, e sim um outro volume que, no final das contas, também controlam o volume de algo que esteja tocando.
    Estou agora quebrando a cabeça para fazer funcionar meu modem 3G MF622. Já consegui fazê-lo funcionar no Slax, usando o KPPP. Instalei o Gnome-KPPP, no Ubuntu-Eee 8.04, mas parece que tem algum erro em alguma string de inicialização.

    Parabéns pelo Blog, e mais uma vez, obrigado pela ajuda com relação a tecla Fn+F5.

    Sérgio Gripp
    Cuiabá – MT

  7. siriarah disse:

    Olá Sérgio,

    Que bom que as dicas te tenham sido de grande ajuda. Espero que você consiga fazer funcionar teu modem 3G, não tenho um para testar mas creio que o post deste blog possa te ser útil:

    http://christiano.blog.br/2008/07/06/instalando-modem-zte-mf622-claro-3g-no-ubuntu/

    Dá uma olhada. E se precisar estamos aqui para isso🙂 .

  8. Ricardo Bohm disse:

    Aí pessoal,

    Preciso fazer uma VPN de uma rede comercial para uma rede corporativa, estou utilizando Ubuntu 8.04 Eee, alguém pode me ajuda???

Deixe uma resposta

