JVM J9 para Windows Mobile

Quando escrevi meus artigos para a revista WebMobile, em especial os artigos para Windows Mobile, a IBM disponibilizava em seu site para download as máquinas virtuais J9, tanto a com suporte à CLDC/MIDP quanto a suporte à CDC/Personal Profile. Só que após a publicação destes artigos, a IBM deixou de disponibilizar estas JVM, solicitando que aqueles que desejam utilizar alguma JVM da IBM tem de entrar em contato com eles.

Assim, alguns leitores entraram em contato comigo perguntando onde poderiam conseguir a JVM descrita nos artigos. E eu resolvi disponibilizar estas duas JVM para download daqueles que precisarem para testar sua aplicações nos emuladores do Windows Mobile. Vale lembrar que estas JVM não são gratuitas e deve-se entrar em contato com a IBM pra aquisição delas.

Estou disponibilizando dois arquivos diferentes: um é a J9 com suporte a CLDC 1.1 e MIDP 2.0 e a outra é a J9 com suporte a CDC/Personal Profile. O download pode ser feito na caixa do box.net ao lado ou na página de Downloads.

Sobre Fábio Medeiros

Meu nome é Fábio Medeiros. Cearense de nascença e com muito orgulho (daí o nome do blog, uma referência à minha terra). Sou formado em Tecnologia em Telemática, pelo CEFET-CE. Escrevi alguns artigos sobre programação JavaME e dispositivos portáteis (PDA) para a revista WebMobile.
Esse post foi publicado em JavaME e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

25 respostas para JVM J9 para Windows Mobile

  1. Shimatai disse:

    Muito legal a sua iniciativa! Eu estava procurando para download.

    Qual dos arquivos é a JVM CDC?

  2. Breno Alves disse:

    Cara, eu tava atraz disso igual um louco, você salvou a minha vida!

    Abraços

  3. Guilherme disse:

    Este J9 funciona como máquina virtual no meu celular que roda WM6?

    • siriarah disse:

      Olá Guilherme.

      Esta JVM foi testada por mim em um emulador de Windows Mobile 6 que a própria Microsoft disponibiliza. Não testei em um aparelho por não possuir um, mas creio que a mesma possa ser utilizada.

      • Rodrigo disse:

        Boa Noite.

        Estou precisando da JVM J9 para pocket pc WM 6.
        Fiz o dowload do arquivo
        weme-wm50-arm-ppro11_6.1.1.20061110-161633.zip

        Descompactei no computador, criei uma pasta j9, dentro dela uma pasta PPRO11, e dentro as pastas bin, examples e lib. porem estou na duvida, pois como vou instala-lo em meu dispositivo se o arquivo é .exe.

        Naum tinha que ser .cab??
        Anteriormente instalei a J9, mas era para aplicacao cldc (MDP).

        Obrigado.

      • siriarah disse:

        Olá Rodrigo,

        Os arquivos descompactados é que devem ser copiados para o dispositivo e, se eu não estiver enganado, dentro da pasta bin existe um executável que é o que inicia JVM e que quando executado permite que se possam ser executados os aplicativos Java; e a outra possibilidade é a criação de um arquivo LNK que executa a JVM já chamando o aplicativo Java desejado.

  4. Rodrigo disse:

    Siriarah, desculpa estar te enchendo.
    Mas será que funciona mesmo para PPCS WM 6?

    Descompactei o arquivo
    weme-wm50-arm-ppro11_6.1.1.20061110-161633.zip e copiei para o dispositivo, porém dentre os arquivos a serem executados, está dando o seguinte erro no J9.exe:

    JVMJ9VM011W Unable to load jclfou10_23:N?JVMEXEX013E Internal VM error: Failed to create Java VM

    JVMEXEX0141 Run \My Documents\J9\bin\j9.exe -help for usage

    Fiz um teste como vc. havia me falado. Utilizei o arquivo que esta na pasta examples, o GolfScore, porem da um erro pois nao localiza o arquivo j9w, nao localiza um de seus componentes.

    Ao ler este erro, imaginei que o arquivo a ser executado deveria ser exatamente o J9w, mas ao executa-lo nada acontece. Nao abre tela de erro, nao executa nem nada. Mesmo assim voltei na pasta examples e tentei executar o GolfScore novamente, mas a mesma msg de erro é lancada na tela.

    Muito Obrigado Siriarah e Desculpa novamente.

    • siriarah disse:

      Rodrigo,
      Vou tentar testar aqui no trabalho no emulador de Windows Mobile, pois não tenho nenhum aparelho para testar. Por isso não posso te dar certeza se funciona num aparelho real, pois só testei em emuladores e esta JVM eu baixei da IBM, e lá só falava da compatibilidade com dispositivos Windows Mobile 5.0.

  5. Rodrigo disse:

    hum.. Será que funciona apenas para WM 5?
    Entaum na verdade o que eu tenho aqui é o emulador do WM 6.

    Mas blz, aguardo se vc. conseguir alguma coisa ai.

    Vou pesquisando aqui tb, se conseguir alguma coisa te falo.

    Abraço.

  6. vandermi disse:

    Olá amigo, não consegui baixar a máquina virtual, vc poderia me mandar o link aqui ou por e-mail? Tenho um Ipaq 110 e quero fazer uns testes com essa VM. Obrigado

  7. eduardo disse:

    Bom dia

    Gostaria de saber se vc pode me enviar a J9 da ibm.
    Não consigo encontrar mais em nenhum lugar, e tenho um moto q e preciso instalr um aplicativo java que não funcionou com a jvm maisaifu.

    Aguardo uma resposta ok

    Desde já obrigado pela ajuda

  8. Pingback: Integração entre Java Plataform Micro Edition SDK 3.0 & Emulador Windows Mobile « Fernando J. Rauber – Analista / Desenvolvedor de Sistemas – JAVA / PHP Graduado em Ciência da Computação

  9. Magnata disse:

    Aproveitando o assunto do post, você já mexeu com LWUIT? Conhece alguma JVM que rode ele no WM 5?
    Obrigado

    • siriarah disse:

      EU mesmo nunca trabalhei nem testei o LWUIT. De JVM para WM eu conheço a J9 e a CrEme. A J9 só testei em emuladores e a CrEme nunca testei. Tente rodar o LWUIT com a J9 e vê se funciona.

  10. vandermi disse:

    Olá pessoal, tentei instalar em meu hp 110 mas não funcionou. Alguém sabe onde encontrar uma máquina java para o hp 110?

  11. Jonathas Amaral disse:

    Putz cara, vlw pelo J9…. fiquei um tempão procurando no site da IBM…. me salvou !!!

    vlw!

  12. FSP disse:

    Mais uma vida salva!!!!!
    Many thanks for that.
    Cheers

  13. Dougla disse:

    Alguem ai sabe se a J9 conflita com Windows Mobile 6 ?
    Seguinte:
    Possuo um Pocket Pc com Windows Mobile 5 e a J9 funcionava numa boa, agora estou tentando colocar a minha aplicação num iPaq com Windows Mobile 6 e a J9 está conflitando com WM6.

    Alguem tem uma solução ou sabe de uma JVM para WM6 ?

  14. frederico disse:

    caros, essa vm e compativel com o windows c.e 5 para uso o coletor mc9090 da motorola/symbol?

    • siriarah disse:

      Olá frederico,

      Esta JVM, de acordo com o que estava disponível no site da IBM quando ela ainda estava disponível, era de que era compatível com Windows Mobile 5. No seu caso aconselho testar.

  15. Shakall disse:

    Apenas para somar ao blog a IBM J9 CDC passada aqui funciona sim no windows mobile 6, tanto que utilizo no 6.5 o que muitos estão com problema e não vi discussão é sobre o processador, obrigatoriamente deve ser um ARM, se não a J9 não roda!

    Fica aqui minha dica!

Deixe uma resposta

