Pós-instalação do Ubuntu 8.10

Bom, acabei de atualizar o meu notebook CCE, modelo NCL-C2H4, da versão 8.04 para a versão 8.10 do Ubuntu. Durante o processo de atualização, um pequeno aviso chegou a aparecer umas duas vezes, informando que o pacote libxapian15 não podia ser instalado ou algo parecido. Ignorei (mesmo porque só havia o botão de OK🙂 ) e segui com o restante da instalação.

Ao término da instalação, após mais um último aviso, do qual nem me lembro🙂 , eu reiniciei o note. Quando o note reiniciou, tentei executar o Synaptic e nada. Executei-o pelo terminal e, para minha surpresa, recebi uma mensagem informando que o Synaptic não podia ser executado exatamente pela falta do pacote citado acima.

A solução foi instalar pelo terminal mesmo, assim:

sudo apt-get install libxapian15

Pronto, pacote instalado e Synaptic funcionando perfeitamente.

Mas eu tive uma grande surpresa também. Minha placa de rede sem fio que usa o chipset rt73, que em versões anteriores do Ubuntu era preciso baixar e compilar o driver para funcionar. E qual não foi a minha surpresa quando tendo instalado o pacote network-manager-gnome a placa de rede sem fio funcionou perfeitamente🙂 , sem necessidade de compilar o driver como eu fazia em cada atualização de kernel ou de versão do Ubuntu, pois agora parece utilizar com perfeição o pacote rt73usb.

Bom, já estava feliz da vida quando fui assistir a um vídeo e … ué? cadê o som? Isso mesmo, minha placa de áudio não estava funcionando. Pesquisei em vários locais mas sem solução. Mas, fuçando bastante vi que o kernel que estava instalado era o 2.6.25-2-386. Mas eu tinha visto em alguns sites que o Ubuntu 8.10 viria com o kernel 2.6.27. Perguntei na lista do Ubuntu para saber qual era a versão do kernel dos usuários, e alguns me responderam que era a 2.6.27-7. Assim, eu fui no Synaptic e instalei o pacote linux-image-2.6.27-7-generic. Esperei a instalação e reiniciei o note. E, graças a Deus, tudo está agora funcionando normalmente.

Já comecei também o processo de atualização para o Ubuntu 8.10 no Eee PC que tenho. Não quero fazer uma instalação do zero, mas sim atualizar a versão 8.04 que está instalada nele.

Até a próxima, pessoal.

8.10

8.10

Sobre Fábio Medeiros

Meu nome é Fábio Medeiros. Cearense de nascença e com muito orgulho (daí o nome do blog, uma referência à minha terra). Sou formado em Tecnologia em Telemática, pelo CEFET-CE. Escrevi alguns artigos sobre programação JavaME e dispositivos portáteis (PDA) para a revista WebMobile.
Esse post foi publicado em Ubuntu e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Pós-instalação do Ubuntu 8.10

  1. Fábio disse:

    Caro cearense !

    tive problemas na atualização automática do eee-pc

    ficou sem rede nenhuma

    ai fuçando, pois sou leigo em linux, executei

    sudo ~#
    dpkg -configure -a

    voltou a funcionar com cabo

    executei o script que vc divulgou da outra vez raceeeway

    mas infelizmente estou sem rede sem fios.

    vou tentar de novo no sábado mas se voce souber de alguma dica para ficar mais fácil me informe por favor.

    Vou tentar instalar tudo de novo, do zero.

    Obrigado e parabéns pelo blog

    Fábio

  2. siriarah disse:

    Olá xará🙂 !

    Obrigado.

    Ainda não tive tempo de atualizar o meu Eee, mas tentarei neste fim de semana e se der tudo certo, postarei no blog.

Deixe uma resposta

