Atualização do Ubuntu 8.04 para o Ubuntu 8.10 no Eee PC

Depois de mais de um mês após o lançamento do Ubuntu 8.10, somente hoje pude realmente sentar para escrever este post.

Para começar eu tinha o Ubuntu 8.04 totalmente funcional em meu Eee PC e resolvi atualizá-lo. Para isso baixei a iso do DVD do Ubuntu 8.10 (mas a atualização pode ser feita também com o CD Alternate da versão 8.10).

Primeiro, como o Eee PC não tem entrada para DVD nem possuo um DVD externo, resolvi copiar a ISO do DVD para um HD portátil que tenho. Então tive de montar a ISO para poder instalar a partir do HD. Para montar tive duas opções: 1) usar o Gmount-iso ou 2) usar o comando mount no terminal [1].

sudo mount -t iso9660 -o loop isoUbuntu.iso /media/cdrom

Bom, tendo montado a imagem, o sistema já apresentou a tela para atualização de versão. Mas, caso a tela não apareça, pode-se executar a atualização do Ubuntu a partir do DVD montado. Aperte Alt+F2 e depois digite [2]:

gksu "sh /cdrom/cdromupgrade"

Dei continuidade ao processo e esperei algo em torno de três horas para seu término.

Quando a atualização terminou e o Eee reiniciou estava rodando com o kernel 2.6.27. Mas o Wi-Fi não funcionava. Assim, tive de conectar o cabo de rede ao Eee para atualizar os repositórios de terceiros e poder instalar o kernel otimizado para Eee PC do site Array.org. Ah, o tema que eu usava no Eee era o human-murrine que não existia mais no 8.10, então mudei para o tema human.

Ao atualizar o Eee com o kernel otimizado o Wi-fi voltou a funcionar normalmente, mas a função Fn+F2, que serve para ligar e desligar o Wi-Fi, não estava funcionando.

Resolvi este problema instalando o pacote eee-control [3]:

sudo apt-get install eee-control

Bom após isto, e com o Eee totalmente atualizado, o kernel atual é o 2.6.27-8-eeepc. E agora em Aplicativos->Sistema aparece um novo aplicativo com o nome Eee Control, e que, quando clicado, carrega o aplicativo no painel do relógio.

figura01

Clicamos com o botão direito sobre ele, e, no menu que aparece, clicamos em Preferências. Na tela que aparece podemos configurar várias coisas, entre elas as funções das teclas de função Fn+F5 e Fn+F6, com funções pré-definidas ou então podemos chamar uma outra aplicação ou script.

figura02

Assim, dá para utilizar o mesmo script que usei para alternar entre a tela do Eee e um monitor externo. Basta apenas na caixa para configuração Fn+F5 digitar:

sh /caminhodoscript/eeepcvgatoggle.sh

figura03

Não esquecer de deixar o script executável:

chmod +x /caminhodoscript/eeepcvgatoggle.sh

Onde /caminhodoscript é o caminho completo onde o script está copiado, que no meu caso permanece em /etc/acpi. Mas, para que o Fn+F5 funcione é preciso que o Eee Control seja executado antes, toda vez em que o Eee for ligado ou antes do uso das teclas. Caso você queira que o Eee Control inicie automaticamente toda vez em que o Eee for ligado basta adicioná-lo nas Sessões, Sistemas->Preferências->Sessões. Clique em adicionar e preencha como mostrado abaixo:

Nome: Eee Control
Comando: eee-control-tray
Comentário: Eee Control

Fontes:
[1] http://ubuntudicas.blogspot.com/2007/07/como-montar-arquivos-iso-no-ubuntu.html
[2] http://www.explorando.viamep.com/2008/10/atualizar-ubuntu-intrepid-ibex.html
[3] http://greg.geekmind.org/eee-control/

8.10

8.10

Sobre Fábio Medeiros

Meu nome é Fábio Medeiros. Cearense de nascença e com muito orgulho (daí o nome do blog, uma referência à minha terra). Sou formado em Tecnologia em Telemática, pelo CEFET-CE. Escrevi alguns artigos sobre programação JavaME e dispositivos portáteis (PDA) para a revista WebMobile.
Esse post foi publicado em Eee PC e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s