Executando Java no Maemo (Nokia N800) – Parte 1

Depois de haver comprado o Nokia N800, procurei alguma forma de desenvolver para ele. A primeira coisa que pensei foi desenvolver algo em Java, pois além de ser a linguagem em que eu mais programei, queria testar se uma das minhas aplicações rodaria nele. A outra linguagem em que pensei foi Python, pois estou estudando-a e já fiz até alguns scripts que me foram bem úteis no notebook.

Após a escolha pelo Java inicialmente, resolvi procurar uma JVM para o N800 (na realidade que rode no Maemo, que é o sistema operacional que roda tanto no N800 quanto no N810).

A JVM que encontrei foi a Jalimo, que é um projeto com o intuito de disponibilizar uma JVM para dispositivos rodando Maemo ou OpenMoko. É baseada nos projetos CacaoJVM, JamVM e GNU Classpath.

Instalando no N800

Antes de instalar, devemos colocar o N800 no modo “Red Pill” ou “Pílula Vermelha” [1] que permite a instalação destes pacotes adicionais que pulam certos requisitos de segurança do sistema. Para ativar, proceda assim:

  1. Abra o Gerenciador de aplicativos;
  2. Clique em Menu->Ferramentas->Catálogo de aplicativos;
  3. Clique em Novo e preencha Endereço da Web com matrix e clique em Cancelar (Figura 1);
  4. Clique no botão Red e depois em Fechar (Figura 2).
screenshot06

Figura 1

screenshot07

Figura 2

Agora, vamos à instalação do Jalimo. Abrimos o navegador do N800 e digitamos o endereço https://wiki.evolvis.org/jalimo/index.php/Maemo.

Figura 3

Figura 3

No site aparecem várias setinhas verdes com o texto Click to install (Figura 3). Clicamos na primeira que está no início da página; esta irá instalar o Jalimo e mais o SWT bem como uma aplicação gráfica de exemplo. Na tela que aparecer (Figura 4) clique em Abrir e espere o Gerenciador de aplicativos ser aberto.

Figura 4

Figura 4

Assim que o Gerenciador for aberto basta aguardar um pouco que uma outra tela irá aparecer (Figura 5) informando que, para o software ser instalado, o catálogo correspondente precisa ser instalado. Se desejar saber qual catálogo está sendo adicionado basta clicar em Detalhes.

Figura 5

Figura 5

Clicamos em OK e o software começará a ser instalado. Outra tela se abrirá agora perguntando se o aplicativo jalimo-swt-example 0.1.3-0maemo~chinook-r0 pode ser instalado (Figura 6). Clicamos em OK para confirmar a instalação.

Figura 6

Figura 6

Aparecerá uma tela de aviso (Figura 7) e mais uma vez clicamos em OK e esperamos o processo de instalação ser concluído. Quando terminado aparecerá uma tela de confirmação de sucesso da instalação (Figura 8), basta clicar em OK e o Jalimo já estará instalado.

FIgura 7

FIgura 7

Figura 8

Figura 8

Testando com uma aplicação a ser executada no terminal

Para este teste criei uma classe que nada mais faz além de mostrar uma mensagem de texto e mais algumas informações sobre o sistema onde o java está instalado. Copie o texto abaixo no editor de sua preferência, salve-o como Teste.java e depois compile-o: javac Teste.java.

public class Teste
{
	public static void main(String args[])
	{
		String versaoJava = System.getProperty("java.version");
		String nomeSO = System.getProperty("os.name");
		String versaoSO = System.getProperty("os.version");

		System.out.println("Ola mundo Maemo!");
		System.out.println("Versao Java: " + versaoJava);
		System.out.println("S.O.: " + nomeSO + " " + versaoSO);
	}
}

Copie o arquivo gerado, Teste.class, para o N800 (eu copiei para um cartão de memória, dentro de um diretório java). Insira o cartão no N800 e execute o X Terminal (Menu de aplicativos->Utilitários->X Terminal). Quando o terminal abrir (Figura 9) digite:

cd /media/mmc1/java
java Teste

Figura 9

Figura 9

A saída será (Figura 10):

Ola mundo Maemo!
Versao Java: 1.5.0
S.O.: Linux 2.6.21-omap1

Figura 10

Figura 10

Onde mmc1 é o cartão de memória que fica no slot externo (o outro é o que fica na parte interna, junto da bateria do N800). Somente uma observação: ao invés de se digitar java Teste, podemos digitar também: cacao Teste, que é o nome interno da JVM da Jalimo.

Na segunda parte irei explicar como rodar uma aplicação gráfica em Java utilizando para isso o SWT. Até lá então.

Fontes:
[1] http://wiki.maemo.org/Red_Pill_mode

8.108.10

Sobre Fábio Medeiros

Meu nome é Fábio Medeiros. Cearense de nascença e com muito orgulho (daí o nome do blog, uma referência à minha terra). Sou formado em Tecnologia em Telemática, pelo CEFET-CE. Escrevi alguns artigos sobre programação JavaME e dispositivos portáteis (PDA) para a revista WebMobile.
Esse post foi publicado em N800, Tutorial e marcado , , , . Guardar link permanente.

39 respostas para Executando Java no Maemo (Nokia N800) – Parte 1

  1. Everton disse:

    Amigo você consegue entrar no site do bb??

    Só isso que quero saber.

    https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp

    Abraço!

    • siriarah disse:

      Olá Everton,

      Testei abrindo o site no N800, mas, infelizmente, o applet Java do Banco do Brasil não carregou. Se eu conseguir descobrir um modo que funcione postarei aqui no blog. E obrigado pela sua visita.

  2. Eduardo disse:

    Muito interessante o seu post. Fiquei interessado em comprar um e tb sou desenv Java. Achei muito bom o preço no Submarino.

    http://www.submarino.com.br/produto/11/21465499/tablet+nokia+n800+touchscreen+wi+-+fi+internet

    R$ 499,00

    Grande Abraço.

  3. Bartira disse:

    eu gostaria de saber oq fazer depois disso para rodar o aplicativo java

    • siriarah disse:

      Bartira,
      Com o que eu postei já se consegue rodar aplicações Java que utilizem o console, ainda estou tentando escrever a continuação deste artigo que mostrará como rodar aplicações gráficas com SWT.

  4. Bartira disse:

    Pq nao responde?
    depois disso, oq faz para executar java no n800?

    Favor RESPONDER

    quem souber add… bartira_wanderley@hotmail.com
    dexa recado tb

  5. Bartira disse:

    eu fiz tudo q vc mandou, mas nao abre nenhum aplicativo Java, oq devo fazer?

    • siriarah disse:

      Bartira,
      Que tipo de aplicação você está tentando executar?
      Que erro está dando?
      Você tem como me enviar o programa?

  6. Bartira disse:

    me add no msn: ********
    o aplicativo é guitar hero, um jogo

  7. Marcos disse:

    Olá,

    Gostei muito do guia, fiz todo o procedimento até o teste. Tudo OK.
    Agora gostaria de rodar uma aplicação java gráfica, mais especificiamente o palringo. Está como .jar e como .jad, porém não obtive sucesso no processo de execução. Arquivo palringo-nokia40-en.jar e palringo-nokia40-en.jad fornecidos pelo http://www.palringo.mobi

    Se tiver alguma luz, me avisa.
    Obrigado.

    MARCOS

  8. Marcos disse:

    Meu msn é ********, caso queira trocar experiência. Porém, ao adicionar, identifique-se como blog e endereço. Valeu. Abraço.

  9. Santiago disse:

    Gostaria de saber se é possivel rodar aplicativos feitos em j2me?

    • siriarah disse:

      Santiago,
      Ainda não pude estudar a fundo sobre isto.
      Estou tentando fazer uma segunda parte deste tutorial, abordando o uso de interface gráfica. Por enquanto estou muito atarefado, mas assim que eu conseguir terminar esta segunda parte, e, se eu encontrar material, posso até fazer uma terceira parte abordando o uso do Java ME.

  10. Pingback: Executando Java no N800 / N810 | rodrigostoledo.com

  11. patrick disse:

    tem como o n800 rodar o jogo resident evil degeneration? se tiver como me manda uma msg no ********. obrigado.

    • siriarah disse:

      patrick,
      Pela leitura rápida que fiz este é um jogo para o N-gage, que roda Symbian, e o N800 roda o Maemo. São dois sistemas operacionais distintos, assim, se não existir uma versão própria para o Maemo, o jogo não rodará no N800.

  12. denny disse:

    uma alternativa de entrar no site do banco do brasil. se existir algum programa que faça o n800 fingir que é um ipod touth/iphone e navegar no banco com esta vizualização, sem ser java

  13. Pingback: Gabriel Stein: PT_BR / ENG_US – N800 – Enjoying it | Techie News

  14. ROBERTO disse:

    eh possivel trocar o sistema operacional para win mobile:
    se for, como fazer.
    aguardo

    • siriarah disse:

      Roberto,
      Pelo pesquisa rápida que fiz, até o momento, só encontrei testes de instalação do Android e Ubuntu no N800. Não encontrei nada sobre instalação do Windows Mobile num N800.

  15. Gustavo disse:

    Por favor, se alguem sabe como fazer funcionar o teclado virtual do site do banco do brasil, poste aqui… ja tentei de tudo…

  16. Pingback: Executando Java no Maemo (Nokia N800) – Parte 2 – SWT « siriarah

  17. William Antônio Siqueira disse:

    Olá!

    Java no n800, isso encheu meus olhos, não preciso mais estudar o PyGtk aeeeeeeeeee

    Add no msn, quem quiser compartilhar experiências sobre o n800 e java nele:

    wil_power20002000(at)yahoo.com.br

  18. Fernando disse:

    pssoal,eu consigo abrir absolutamente qlqr site inclusive obanco do brasil . nunk tive algum problema com isso. só nao consigo mesmo é rodar aplicativos.
    a propósito to dxnddo esta mensagem pelo n800.abraços

    • Fernando disse:

      é verdad nao aparece o teclado. mas achei o java parainstalar no n800 ó tá tudo em ingles. assim ke eu tiver um tmpinho posto akí o site. bjks

  19. marcio disse:

    conseguir fazer rodar java no meu tablet, porem no browser n rolou. q browser vcs usam?

    • siriarah disse:

      Olá Marcio,

      Até agora eu também não consegui fazer com que o Java rodasse no browser do N800, mas não perdi as esperanças. Se eu conseguir, será postado no blog.

  20. marcio disse:

    outra coisa, instalei a jvm 1.5 ja… so falta o browser funfar, exemplo: site do bb, teclado virtual…

    • Alan disse:

      Bom dia amigos. Alguem ja tem uma solução para acessar o site do BB no N810? Se tiverem, favor me informar por email: alanvasconcelos arroba hot mail ponto com.

      • siriarah disse:

        Olá Alan,

        Eu mesmo ainda não consegui, mesmo porque meu N800 deu defeito e o enviei para assistência. Quando ele retornar dou prosseguimento às minhas tentativas.

  21. trucidio disse:

    Para rodar o BB no browser do maemo faça o procedimento q consta neste link, assim vc conseguirá acessar a pagina do BB destinada ao Iphone (após fazer o primeiro passo, digite o link normal do BB http://www.bb.com.br, q irá entrar)… Depois, para voltar ao normal faça os passos seguintes, contidos no mesmo artigo.

    http://talk.maemo.org/showthread.php?t=14259

    Espero ter ajudado!

  22. Magna disse:

    Olá, estou trabalhando com o tablet n800 e estou precisando fazer uma referência a seu site. Mas não achei seu nome completo. Pode me informar?
    Muito obrigada!
    Adorei o seu site.
    Obtive ótimas informações.

  23. gabriel disse:

    oq esse java faz e pra instalar mais jogos???????

    • siriarah disse:

      Olá gabriel,

      O Java que é executado no Maemo não oferece suporte ao Java ME, que é a plataforma na qual alguns jogos para celulares são desenvolvidos. O que eu quis demonstrar com o artigo é a possibilidade de desenvolver simples aplicações em Java que podem ser executados no Maemo.

  24. Edson Almeida disse:

    Estou tentando instalar, faço todo o processo completo, mais na hora de baixar o programa para instalar não está dando certo e aparece a seguinte mensagem

    you don’t have permission to acess /repository/maemo/jalimo-swt-example-install.php on this server

    Tem algum processo que preciso fazer

Deixe uma resposta

