Executando o Bible+ no emulador Palm OS do N800

Atendendo ao pedido do leitor Telson escrevi este tutorial, que mostra basicamente como instalar o Garnet VM (emulador de Palm OS para Maemo), bem como os aplicativos Bible+, PPI e RoadLingua, pois assim os arquivos que disponibilizo aqui, da Bíblia ACF e do Dicionário Bíblico, poderiam ser utilizados no emulador.

Primeiro vamos baixar o Garnet VM no endereço da ACCESS. Clique na versão do SO que está instala em seu N800 (em meu caso foi OS 2008) e preencha o formulário para receber o link para download da Garnet VM. Para poupar alguns deste trabalho🙂 , pode clicar aqui também.

Depois baixamos o Bible+ (baixei a última versão disponibilizada no fórum do site e que pode ser acessado neste link; a versão que peguei foi a 3.4 RC 11), o PPI (Plucker Plugin Interface) que permite que possamos fazer a linkagem do Bible+ com o RoadLingua, neste link e, para terminar, o RoadLingua para Palm OS, neste link (neste aqui baixei o arquivo zipado, então precisa ser descompactado).

Tendo baixado todos estes arquivos, copie-os para um diretório num cartão de memória para serem instadlso no N800 (no meu caso, copiei para o diretório palm num cartão de memória SDHC de 4 GB). E não esqueça de copiar também a Bíblia ACF para o Bible+ e o Dicionário Bíblico para o Roalingua, aqui mesmo no blog🙂 .

Agora vamos para o N800. Abra um gerenciador de arquivos e navegue até o diretório palm (Figura 1). Primeiro vamos começar com a instalação do Garnet VM. Dê dois cliques no arquivo garnet-vm_1.0.2b_ITOS2008.deb e o Gerenciador de aplicativos será aberto pedindo a confirmação da instalação do Garnet VM (Figura 2), clique em OK para instalar e na tela seguinte (Figura 3) clique em OK novamente. Quando a instalação terminar será mostrada uma tela de escolha para o local da aplicação (Figura 4), deixe como está ou escolha um local de sua preferência e clique em OK. E finalmente será mostrado um botão de instalação bem sucedida (Figura 5). Clique em OK e feche o Gerenciador.

Agora vamos instalar os aplicativos no emulador. Clique no Menu de aplicativos, vá até a opção onde você instalou o atalho para a Garnet VM e clique nela (meu caso Menu de aplicativos->Extras->Garnet VM). Aparecerá uma tela com os termos de licença da aplicação, clique em Accept. Pronto, agora temos a tela inicial do Garnet VM funcionando (Figura 6). Note que ele já tem as aplicações nativas do Palm OS. Agora vamos instalar as aplicações.

Para instalar cada aplicativo basta clicar no botão Install e procure pelos arquivos que estão no cartão memória dentro do diretório criado (palm). Instale os aplicativos: PalmBible_en.prc, ppi_en.prc, RoadLingua.prc; e os arquivos: ACF.pdb e DicBiblico.pdb. Para instalar cada um deles, clique no arquivo desejado e pressione Selecionar. Após cada arquivo instalado uma tela de instalação bem sucedida é mostrada (Figura 7). Com todos os aplicativos instalados (Figura 8), clique em PPI e depois no botão Launch. Quando o PPI for aberto, na opção Lookup word in, selecione RoadLingua e depois clique em Save (Figura 9).
Agora abra o RoadLingua e escolha o DicBiblico (Figura 10). E agora é só testar o Bible+ (Figura 11). Pronto, se tudo tiver dado certo, você já pode usar o Bible+ como se estivesse num dispositivo com Palm OS.

9.04

9.04

Sobre Fábio Medeiros

Meu nome é Fábio Medeiros. Cearense de nascença e com muito orgulho (daí o nome do blog, uma referência à minha terra). Sou formado em Tecnologia em Telemática, pelo CEFET-CE. Escrevi alguns artigos sobre programação JavaME e dispositivos portáteis (PDA) para a revista WebMobile.
Esse post foi publicado em N800 e marcado , , , . Guardar link permanente.

20 respostas para Executando o Bible+ no emulador Palm OS do N800

  1. Telson disse:

    Valeu! Muito obrigado o tuto ficou show! Deus o abençoe.

    • Paulo Marcelo disse:

      Tá vendo o que você fez ! rsrsrs Me convenceu a largar o rapier para usar o bible+ que eu já conheço de longas datas. ^_^

      Para ficar nota 1000 falta citar o Reading Planner que é um programinha suuuper maneiro para planejamento de leitura da bíblia. Com ele você pode criar planos de leitura anual, mensal ou o tempo que quiser.

      link: http://www.readingplanner.com/

      • siriarah disse:

        🙂
        Paulo,
        O que posso fazer, se sou um usuário compulsivo do Bible+ também?
        E obrigado pela dica.

  2. mauromartins disse:

    Vou instalar no meu N800 também. O Telson havia perguntado sobre esse programa em algum lugar e eu indiquei seu blog, e obrigado pela dica!

    • siriarah disse:

      Obrigado Mauro,

      Tenho acompanhado sempre seu blog. Está muito bom. Continue assim.

      • Victor disse:

        Intalei de tudo certo só que baixei o arquivo errado depois deletei o dicionário do roadlingua e ele não ta localizando nenhum dicionário. O que posso fazer?

      • siriarah disse:

        Victor,
        Pelo que pude entender você instalou o arquivo (que estava com erro, é isso?) e depois o apagou? Se for assim, tente baixar novamente o dicionário e instalá-lo para que o roadlingua o encontre.

      • Victor disse:

        Eu instalei o dicionario, só que instalei o errado, era pra ter instalado o dicionariobiblicio, então apaguei errado e quando fui localiza pelo o roadlingua ele não achou. É nessário os arquivos estarem numa pasta com o mesmo nome para ele localizar?

      • siriarah disse:

        Olá Victor,

        Não creio que eles precisem estar numa mesma pasta, pois quando se instala no emulador estes são copiados para a ‘memória’ do emulador, assim os passos necessários seriam: (1) instalar no emulador o roadlingua; (2) instalar, do mesmo modo que foi instalado o roadlingua, instalar o dicionário.

  3. Pingback: Lançada nova versão do emulador de Palm OS (Garnet VM) para o N800 (Maemo) « siriarah

  4. Telson Cavalcante disse:

    Fábio, tô com dificuldade de instalação do Aurélio para Roadlingua,tá só dando erro, rola um tuto? Outro pedido é se você pode disponibilizar a tradução NTLH para Bible+. Abraços.

  5. washington disse:

    ola Fábio
    tudo bem?

    me add no msn eu não consigo instalar a bible + me jude
    fiz tudo como esta escrito, mas não vai
    meu msn eh ***

  6. Olá caros senhores, essas dicas servem para o Blackberry da nextel? Meu cartao de memória é o SD de 1 GB. Eu queria ter a caixinha de promessas e a bíblia em português. Será q alguém pode me ajudar e me dar o passo a passo pra fazer isso para o Blackberry. Obrigada, Juliana

    • siriarah disse:

      Olá Juliana,

      As dicas deste post servem especificamente para o emulador de Palm OS para o Maemo. Mas se você quer ler a Bíblis ACF em seu Blackberry, podes utilizar o eReader ou o Mobipocket. A ACF tem versão para os dois leitores.

  7. Arnaldo disse:

    Olá, Fábio.
    Parabéns pelo blog! Fico especialmente agradecido pela dica do Garnet VM. Me acostumei com o Palm OS e agora comprei um Nokia n810. Emular o PalmOS no Nokia seria maravilhoso! O problema é que, após fazer o cadastro no site da Access-Company, não recebo o link por e-mail. Já fiz o processo várias vezes… Baixei o pacote pelo seu link alternativo, instalei e também tive problema: diz que a versão demo já expirou…
    Alguma dica?
    Obrigado, mais uma vez e fique com Deus.

  8. sonia disse:

    tenho um nokia e71 e queria muito instalar o bible+ mas não da certo. vc pode me ajudar…obrigada.

    • siriarah disse:

      Olá sonia,

      Infelizmente não dá para instalar diretamente o Bible+ no Nokia E71, tendo em vista que ele usa o sistema operacional Symbian, mas existe uma forma, que é utilizar um emulador de Palm OS para Symbian vendido pela StyleTap (apesar do emulador ser pago, pode ser testado por 14 dias gratuitamente). Aí sim, com o emulador instalado dá para instalar o Bible+ e desfrutar da Bíblia ACF para o Bible+. Já, se você não quiser instalar o emulador, pode ler a Bíblia utilizando o Mobipocket ou eReader para Symbian.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s