Instalando o Ubuntu 9.04 Netbook Remix no Eee PC 701

Depois da liberação do Ubuntu 9.04 e da instalação do mesmo em meu notebook CCE🙂 , parti para a instalação do Ubuntu 9.04 Netbook Remix em meu Eee PC 701, que já rodava muito bem com o Ubuntu 8.04, com kernel customizado.

Antes de instalar tive de baixar a imagem que devia ser gravada em um cartão de memória ou pendrive. A imagem pode ser baixada do próprio site do Ubuntu e também devemos baixar o aplicativo que gravará a imagem no cartão de memória (utilizei um cartão SD 1 GB), que tem versão para Windows, Linux e MacOS. Baixei a versão para Windows e segui os passos descritos aqui e que foram traduzidos livremente abaixo:

  1. fazer o download do arquivo .img desejado🙂 ;
  2. fazer o download do Disk Imager deste endereço: https://launchpad.net/win32-image-writer/+download
  3. colocar o cartão de memória no computador;
  4. verificar qual a letra correspondente ao cartão de memória;
  5. iniciar o Disk Imager;
  6. selecionar o arquivo baixado e o drive do cartão de memória e clicar em Write;
  7. retirar o cartão de memória quando a operação for terminada.

Tendo concluído tudo e com a imagem gravada no cartão de memória, vamos dar início ao processo de instalação no Eee.

Liguei o Eee com o cartão de memória inserido no slot e pressionei a tecla Esc para escolher por qual ‘drive’ faria o boot. Escolhi a opção que tinha USB2.0 CARDREADER, que é a do cartão de memória e esperei iniciar. O boot é dado pelo cartão e a tela inicial de instalação do Ubuntu aparece com várias opções, entre elas,a de inicializar o sistema sem instalar nada no computador e a de se instalar o Ubuntu no computador. Escolhi a primeira e continuei. Isto fará com que o Ubuntu seja carregado na memória e fique completamente funcional, permitindo, também, a instalação do sistema (Figura 01).

Figura 01

Figura 01

Clique no ícone Instalar o sistema no computador e aguarde. A tela abaixo aparecerá (Figura 02), o que dá início ao processo de instalação do Ubuntu no Eee.

Figura 02

Figura 02

Escolhemos o idioma (Português do Brasil) e clicamos em Avançar. A próxima tela (Figura 03) é a de escolha de localidade para questões do horário.

Figura 03

Figura 03

Em Região, escolhi America e em Cidade, São Paulo. Clicamos em Avançar. A tela seguinte (Figura 04) pede para escolhermos um layout de teclado. Como o teclado do meu Eee não é o ABNT 2, cliquei em Escolha seu próprio, na caixa da esquerda selecionei USA e na da direita USA – Alternative international (former US_intl). E testei na caixa de texto abaixo.

Figura 04

Figura 04

Clique em Avançar. O passo seguinte (Figura 05), é para o particionamento do disco.

Figura 05

Figura 05

Optei por fazer uma só partição com o ‘disco’ do Eee (que neste modelo que tenho é de 4 GB). Assim, cliquei em Especificar particionamento manual (avançado) e depois em Avançar.

Como meu Eee já possuía uma partição onde antes estava instalado o Ubuntu 8.10, resolvi apagar a partição toda (cliquei em cima dela e depois em Apagar partição) para criar uma do zero (Figura 06).

Figura 06

Figura 06

Cliquei em espaço livre e depois em Nova partição (Figura 07).

Figura 07

Figura 07

Uma tela se abriu onde se pode escolher qual o tipo da nova partição (escolhi Primária), tamanho e localização da partição (em novo tamanho e localização deixei como estava), sistema de arquivos e ponto de montagem(mas optei por escolher o sistema de arquivos ext2 (já usava este desde que havia instalado o Ubuntu 8.04 no Eee) e em ponto de montagem escolhi /) (Figura 08).

Figura 08

Figura 08

Terminado, cliquei em OK. A partição já está definida, e marquei também a caixa de seleção Formatar (Figura 09).

Figura 09

Figura 09

Cliquei em Avançar e recebi um aviso informando que eu não havia escolhido nenhuma partição de swap. Cliquei em Continuar (Figura 10).

Figura 10

Figura 10

A tela que aparecerá vai solicitar algumas informações à respeito de nome do usuário, senha, nome do computador e se deseja iniciar a sessão automaticamente ou pedir senha para entrar. Preencha tudo como desejar e depois clique em Avançar (Figuras 11 e 12).

Figura 11

Figura 11

Figura 12

Figura 12

Chegamos na última tela antes do processo de instalação. Esta nada mais é do que um resumo das opções que escolhemos para o nosso computador. Confirme se está tudo correto e depois clique em Instalar (Figuras 13 e 14).

Figura 13

Figura 13

Figura 14

Figura 14

Espere a instalação completa do sistema (Figura 15) (esta parte pode demorar um pouquinho🙂 ).

Figura 15

Figura 15

Quando a instalação terminar a tela abaixo será mostrada, questionando se deseja continuar usando ou reiniciar o computador. Clique em Reiniciar agora.

Figura 16

Figura 16

Após o reinício, temos o nosso Eee com o Ubuntu 9.04 instalado e rodando🙂 .

Figura 17

Figura 17

E só para terminar, constatei que, logo após a instalação ao se usar o mouse (touchpad), a seta do mouse ficava apresentando algumas travadas. Pelo que andei lendo parece ser um problema do driver de vídeo, mas ainda não tenho certeza, mas, como solução mais rápida, optei por mudar a interface gráfica apresentada. Troquei a Área de trabalho do Netbook Ubuntu pela Área de trabalho clássica. Como? Clicando em Preferências->Alternar o modo da área de trabalho.

Figura 18

Figura 18

Ah, antes que eu me esqueça, o Wi-Fi funcionou perfeito, detectando minha rede e conectando nela. Agora, é só fazer a primeira atualização do sistema🙂 . Até a próxima.

Sobre Fábio Medeiros

Meu nome é Fábio Medeiros. Cearense de nascença e com muito orgulho (daí o nome do blog, uma referência à minha terra). Sou formado em Tecnologia em Telemática, pelo CEFET-CE. Escrevi alguns artigos sobre programação JavaME e dispositivos portáteis (PDA) para a revista WebMobile.
Esse post foi publicado em Eee PC e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para Instalando o Ubuntu 9.04 Netbook Remix no Eee PC 701

  1. guiclara disse:

    Olá, realmente eu adorei o 9.04 remix, no meu eee 701 ta um avião!

    Eu lancei em meu twitter uma proposta de postarmos screens de nossos sistemas sem que tivessem temas como Mac e Win o que acha?
    Meu Twitter
    twitter.com/guilhermework

    Meus screens

    http://picasaweb.google.com.br/guilherme.work/ScreensDeMeuEeepc#slideshow/5344929470864224290

    Abração

    • siriarah disse:

      Muito bom Guilherme, gostei das screens. Só não posto pois acabo não usando nada mais que o trivial no Eee🙂 .

      Ainda não tenho twitter, mas espero em breve aderir à onda🙂 .

  2. Emilson Nogueira Kaiser disse:

    Olá, fiz todo o procedimento que está, nesse tutorial…
    só que não está funcionando;;
    Tenho um NET BOOK ACER ASPIRE ONE.
    fica aparecendo na tela
    [MInimal BASH-like line editing is supported. For the first word, TAB lists possible command completions, Anywhere else TAB lists the possible cpmpletions of a device/filename.]
    GRUB>

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s