Instalando o Ubuntu Netbook Remix 9.10 num Eee PC 701

Bom, somente hoje, foi que eu consegui instalar a versão 9.10 do Ubuntu Netbook Remix (UNR) em meu Eee. Eu estava com a versão 9.04 instalada e funcionando perfeitamente, mas ao tentar atualizar para a versão 9.10, recebi avisos que não possuía espaço para atualizar de versão. Então, para não perder tanto tempo, e como meu Eee não tinha quase nada instalado nele, resolvi fazer a instalação do zero.

Comecei baixando a iso do UNR disponível no site do Ubuntu, e a partir do meu notebook, que já tem o Ubuntu 9.10, criei uma pendrive com o UNR 9.10, utilizando para isso a ferramenta Criador de disco USB inicializável do Ubuntu (Sistema->Administração->Criador de disco USB inicializável).

Com a pendrive já preparada, parti para a instalação no Eee. Dando um boot no Eee, com a pendrive na USB e pressionando a tecla Esc, escolhi a opção de testar o sistema sem instalar nada. Após a carga inicial, o sistema foi carregado e funcionou normalmente.

Screenshot

O passo seguinte foi clicar no ícone Instalar LANÇAMENTO. Na tela que apareceu escolhi a opção do idioma para o processo de instalação.

Screenshot-1

Cliquei em Avançar e na tela seguinte escolhi a Região (Brasil) e a zona do fuso horário (Brasil(São Paulo)).

Screenshot-2

Cliquei em Avançar e na próxima tela escolhi o layout do teclado. No caso do meu Eee, que não possui teclado ABNT, escolhi USA e USA – Alternative international (former us_intl).

Screenshot-3

Feita a escolha do layout do teclado, cliquei em Avançar e a tela de opção de particionamento do disco para a instalação do sistema aparecerá.

Screenshot-4

Escolhi a opção de formatação manual e, como meu disco já tinha instalado o Ubuntu Netbook Remix 9.04, a partição já estava do jeito que eu desejava: uma partição inteira para o sistema em ext2, sem partição de swap. Então, a única coisa que precisei fazer foi formatar a partição.

Screenshot-8

Screenshot-13

Ao se clicar em Avançar, uma mensagem aparece informando que não foi escolhida uma partição de swap para o sistema. Desconsiderei a mensagem, clicando em Continuar, e preenchi o formulário da tela que aparece a seguir.

Screenshot-14

Screenshot-6

Screenshot-7

Preenchendo-se os campos necessários, cliquei em Avançar, que a próxima tela surge para confirmação das escolhas feitas e começar o processo de instalação. Cliquei em Instalar.

Screenshot-15

O processo de instalação tem início e, ao término, uma tela solicitando o reinício irá aparecer.

Screenshot-16

Screenshot-17

Após o reinício o sistema estará funcionando perfeitamente bem🙂 . No próximo post, vamos testar as teclas de funções (Fn) e adicionar os repositórios de aplicativos que mais uso.

Sobre Fábio Medeiros

Meu nome é Fábio Medeiros. Cearense de nascença e com muito orgulho (daí o nome do blog, uma referência à minha terra). Sou formado em Tecnologia em Telemática, pelo CEFET-CE. Escrevi alguns artigos sobre programação JavaME e dispositivos portáteis (PDA) para a revista WebMobile.
Esse post foi publicado em Eee PC, Ubuntu e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Instalando o Ubuntu Netbook Remix 9.10 num Eee PC 701

  1. Pingback: Adicionando aplicativos e repositórios ao Ubuntu Netbook Remix 9.10 « siriarah

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s