Pós-instalação do Ubuntu 10.04

Ontem e hoje foram os dias que tirei para atualizar o Ubuntu nas minhas máquinas de casa (um notebook e um Eee PC 701).

Baixei a iso do Ubuntu 10.04 alternate (pois assim poderia atualizar o Ubuntu sem baixar todos os pacotes da Internet). Comecei pelo notebook. A instalação seguiu sem maiores problemas até que reiniciei o notebook. A placa de rede sem fio do meu notebook é uma RT73  e com a qual já tive muito trabalho antes da versão Ubuntu 9.04 do Ubuntu. Com a atualização para o 10.04 vi que teria de instalar o pacote rt73-common (dica obtida no Viva o Linux), assim, liguei a placa de rede ao meu roteador e instalei o pacote. Desconectei o notebook do roteador e o reiniciei. A placa de rede sem fio agora funciona como antes.

O outro inconveniente foi que o aplicativo de controle de volume do som não aparecia mais no painel do relógio. Para resolver segui uma dica no Dicas do Julio Jacovenko.

Clique em Sistema->Preferências->Aplicativos de sessão

Aplicativos de sessão

Clique em Adicionar e na tela que se abrir preencha com os dados abaixo:

Adicionando um programaNome: Controle de Volume
Comando: gnome-volume-control-applet
Comentário: Mostra o controle de volume do som

É claro que o Nome e o Comentário podem ser preenchidos com  o que você quiser🙂. Depois de preencher, clique em Adicionar e reinicie o computador.

A outra coisa que talvez incomode um pouquinho a quem já está acostumado com os botões de Maximizar, Minimizar e Fechar do lado direito, é que eles agora estão do lado esquerdo. Existem várias dicas disponíveis na Internet para trocar os botões de lado, mas eu mesmo optei por usar uma opção disponível no Ubuntu Tweak.

Esta opção encontra-se no Ubuntu Tweak em Sistema->Configurações do Gerenciador de janelas. Desmarque a opção Custom (onde se pode reordenar a posição dos botões) e agora você escolhe: Left (esquerda) ou Right (direita).

Ubuntu Tweak

Terminado com o notebook passei para o Eee. Como eu estava com Ubuntu 9.10 Desktop instalado nele (eu tinha instalado nele o Ubuntu Netbook Remix 9.10, mas, como não tinha a opção de utilizar a interface clássica do Ubuntu, resolvi instalar a versão Dekstop), resolvi fazer o mesmo tipo de atualização, utilizando a iso do Ubuntu. Só que, como o Eee não tem drive de CD, resolvi copiar a iso para um HD externo e montá-lo no Eee:

sudo mount /CAMINHO/ISO /media/cdrom -t iso9660 -o loop

Onde CAMINHO, é o caminho onde se encontra a iso do Ubuntu alternate. Com a iso montada, no terminal, digite:

cd /media/cdrom
sudo ./cdromupgrade

Com isso a atualização do sistema se iniciou e tudo correu bem, como no notebook. Como a placa de rede sem fio do Eee não é a RT73, não precisei fazer o que fiz no notebook. Mas apliquei da mesma forma as alterações para o controle de volume do som e os botões de Maximizar, Minimizar e Fechar.

Sobre Fábio Medeiros

Meu nome é Fábio Medeiros. Cearense de nascença e com muito orgulho (daí o nome do blog, uma referência à minha terra). Sou formado em Tecnologia em Telemática, pelo CEFET-CE. Escrevi alguns artigos sobre programação JavaME e dispositivos portáteis (PDA) para a revista WebMobile.
Esse post foi publicado em Eee PC, Ubuntu e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Pós-instalação do Ubuntu 10.04

  1. Erick disse:

    Valeram os toques, seu blog está anotado no navegador!!! Valeu!!!

  2. Hugo Sousa disse:

    Olã, uma pergunta, algum motivo especial por nao ter instalado o ubuntu-eee em http://www.geteasypeasy.com/
    pq estou ná duvida se coloca uma versao desktop no eee PC 4g de uma cliente.
    valeu

    • siriarah disse:

      Olá Hugo,

      O motivo pelo qual instalei o Ubuntu ao invés do easypeasy, é que na época em que mudei o S.O. do Eee é que estas versões mais específicas nara netbooks não existiam.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s