Jailbreak do meu iPod touch 1G com firmware 3.1.3

Nesta semana, tive uma desagradável surpresa: o botão Home do meu iPod touch deixou de funcionar. Tentei várias vezes, mas nada de querer funcionar. O meu não tinha jailbreak, nunca tinha feito pois não via necessidade para tal, mas com este problema tive de procurar uma solução.

A solução que acabei encontrando foi utilizar o aplicativo Kirikae, que tem como uma de suas funções permitir que se use o botão Sleep do iPod touch (ou até mesmos gestos na tela do aparelho) para fazer a função do botão Home. Mas, para tal, o aparelho tem de estar com o jailbreak e o Cydia instalado.

Procurei algumas formas de fazer o jailbreak e em quase todas era necessário, durante o procedimento, manter pressionados os botões Sleep e Home ao mesmo tempo, mas com o Home do meu aparelho danificado ficava difícil. Então acabei encontrando outra solução: utilizar o aplicativo Spirit. No site está descrito que o Spirit pode fazer o jailbreak de iPod touch, iPhone e iPad com firmware 3.1.2, 3.1.3 e 3.2. O meu iPod touch é da primeira geração e está com o firmware 3.1.3. O processo todo descrevo abaixo:

  1. Conectei o iPod touch no computador;
  2. Abri o iTunes (tem de estar na versão mais recente) e fiz um sincronismo (para que fosse feito o backup, o que é muito importante caso desse errado🙂 );
  3. Terminado o sincronismo, fechei o iTunes;
  4. Baixei o Spirit para Windows;
  5. Executei o arquivo Spirit.exe;
  6. Apareceu uma tela com informações sobre meu aparelho (iPod touch 1G e iPhone OS 3.1.3) e um botão para realizar o jailbreak;
  7. Pressionei o botão e aguardei;
  8. O programa informou que o jailbreak tinha sido bem sucedido e apareceu um botão de Quit (que eu cliquei🙂 );
  9. Depois disso o iPod touch reiniciou e apareceu uma tela de fundo colorida com uma barra de progresso;
  10. Quando esta foi completada o aparelho estava completamente funcional;
  11. Executei o aplicativo Cydia, que atualizou sua base de dados e reiniciou o aparelho;
  12. Executei o Cydia mais uma vez e desta vez fui em Search e procurei pelo aplicativo Kirikae;
  13. Encontrei-o e o instalei. Quando a instalação terminou foi solicitado a reinicialização do aparelho;
  14. Após reiniciado, executei o Kirikea e, na opção Control, configurei para que, quando pressionar o botão Sleep ou pressionar por um tempo na barra de status (onde está o relógio), ele chame o Kirikae e eu possa voltar para o Springboard (o nome dado à tela onde estão os aplicativos do iPod touch) do iPod.

Sobre Fábio Medeiros

Meu nome é Fábio Medeiros. Cearense de nascença e com muito orgulho (daí o nome do blog, uma referência à minha terra). Sou formado em Tecnologia em Telemática, pelo CEFET-CE. Escrevi alguns artigos sobre programação JavaME e dispositivos portáteis (PDA) para a revista WebMobile.
Esse post foi publicado em Soluções, Tutorial e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

28 respostas para Jailbreak do meu iPod touch 1G com firmware 3.1.3

  1. mauromartins disse:

    Se você for em settings, tem uma opção chamada Activator, instalada quando instalou o Kirikae. Este programa que permite a troca de funções, como por exemplo fazer o Home funcionar com uma passada de dedo em cima do relógio ;D

  2. Gabriel disse:

    Cara, muito obrigado, sem palavras, é difícil achar algum guia de jailbreak como o seu, tudo detalhadinho, sem palavras, muito bom!

    =D

  3. Edson disse:

    O Cydia deveria ter sido instalado automaticamente? Ou tenho que baixa-lo de algum local?
    Obrigado😉

  4. Felipe disse:

    Valeu pessoal!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Funcionou perfeitamente no meu iPod touch 1G (3.1.3)
    Fez o Jailbreak em menos de 2 min xD

    Recomendo a todos!

  5. RAFAEL disse:

    Depois que baixei o kirikae, o meu ipod trava.
    O que fazer?

  6. Matheus disse:

    Não acho o KIRIKAE no cydia

    • siriarah disse:

      Olá Matheus,

      Desculpe pela demora, só hoje é que pude testar a busca no Cydia. Fiz ela hoje e encontrei o Kirikae no Cydia.

  7. Ana disse:

    Oi, queria saber se após feito o Jailbreak teria algum problema se eu for sincronizar o Itouch no iTunes? Perderia o Jailbreak? Daria algum erro?

    OBS: Quando conecto meu iTouch o iTunes abre automaticamente e sincroniza automaticamente tbm

    Obrigado.

    • siriarah disse:

      Olá Ana,

      Até agora eu não tive problemas. Após ter feito o jail no meu iPod touch, ele sincronizou normalmente. Eu só não sincronizo as músicas automaticamente, mas o restante funciona perfeito.

  8. stefanie disse:

    tem algum problema se eu fizer jailbreak de novo em um ipod touch já destravado, apenas com o intuito de baixar o cydia ? ou posso encontra-lo em algum outro lugar para baixar separadamente? obrigadaa

  9. Gustavo disse:

    bom dia, tipo logo apos que eu intalei o KIRIKAE no meu iPod touch, a barra de volumes sumiu, tanto na musika, quanto em videos, voce pode me ajudar por favor ? obrigado.

    • siriarah disse:

      Olá Gustavo,

      Realmente não sei o que possa ter acontecido, pois meu touch é de primeira geração e, assim, não possui botões de volume. Tenta reiniciar o aparelho e ver se funciona. Caso não, procure em algum fórum mais especializado pela Internet.

  10. Luciano disse:

    Fala, Gustavo!
    O no meu também sumiu, mas eu estava com o fone desplugado. Assim que pluguei o fone a barra apareceu. =]

  11. junior disse:

    vc me salvou

  12. Eduardo disse:

    O seu ipod 1g com 3.1.3 tem problemas para conectar no wifi?Estou tentando arrumar o do meu irmão e ele não conecta em rede aberta ou com segurança. Dizem que é um problema da versao mas o 1g não tem mais atualização.

  13. Pingback: Meu iPod touch voltou dos mortos « siriarah

  14. Fábio Rodiruges disse:

    Primeiro agradecer o passo a passo que é excelente!
    Segundo fiz todo o processo, porém, não instalou o Installous (que faz a instalação dos apps) pesquisei em uma cacetada de blogs, a maioria falava para instalar o Hackulo.us em Cydia –> Sections –> Repositories, porém não o achei. Pesquisei mais e achei uma outra solução.
    Vá em Cydia –> Manage –> Sources –> Edit –> Add, digite o endereço http://cydia.hackulo.us e clique em Add Source. depois de instalado basta ir em Search e procurar o Installous e instalar..
    Mais uma vez obrigado pelo post…

  15. André disse:

    Boas, no meu ipod 1G tambem com o software 3.1.3 não resultou. Diz “Failed to jailbreack (error code: c0000005).”
    Alguem me pode explicar o que e isto ?

  16. Heron disse:

    Cara, muito bom guia!
    Além de ser um tutorial detalhado, você foi bem especifico com o problema. Tenho um ipod com o home e o vidro quebrados. Tava dificil de achar um jailbreak sem que não precisasse apertar o botão! haha

    Valeu!

  17. Romario disse:

    Bom dia, Siriarah

    Fiz o Jailbreak no meu Ipod 1G, porem não estou conseguindo instalar o installous 4, tem apenas a opção de instalar o installous 5, já que a minha versão é 3.1.3, teria alguma solução pelo o que eu sei esta versão não pode ser atualizada para 4.0.

    • Fábio Medeiros disse:

      Olá Romario,

      Infelizmente meu iPod morreu em definitivo😦, assim não tenho como te ajudar, pois não possuo nenhum equipamento com jailbreak atualmente.

  18. geovane disse:

    eu fiz dem com sucedido mais uh ipod 1g nao sai da tela de fundo colorida com uma barra de progresso e paro num sai mais pq?

    • Fábio Medeiros disse:

      Olá Geovane,

      Não entendi muito bem sua pergunta, mas se você fez o backup antes de fazer o jailbreak em seu touch, restaure o backup e refaça o jailbreak.

Deixe uma resposta

