Compartilhando o acesso a Internet entre meu Eee PC e um notebook

Possuo um notebook (Ubuntu 10.10) que nestes últimos dias tem apresentado problemas para conectar ao meu roteador sem fio (DI-524), e assim, fico sem acesso a Internet. Até que ontem, não consegui conectar mais de jeito nenhum. Como estava sem um cabo de rede mais comprido, não tive como conectar o notebook ao roteador.

A solução foi compartilhar a minha conexão sem fio do Eee PC 701 (com Ubuntu 10.10) com o notebook. Para isto, no Eee, cliquei em Sistema->Preferências->Conexões de rede. A tela da figura 01 se abriu.

Figura 1 - Conexões de rede

Na aba Com fio cliquei no nome da minha conexão (RedeLocal) e depois cliquei no botão Editar. Na tela que abriu cliquei na aba Configurações IPv4. E na caixa de seleção Método, escolhi a opção Compartilhado com outros computadores (figura 2).

Figura 2 - Aba Configurações IPv4

Salvei tudo, conectei o cabo no notebook e no Eee e pronto. Acessei a Internet no notebook usando o Eee como um gateway.

Obs.: vale notar que utilizei um Eee por ser o que possuo, mas poderia ser usado um micro, notebook ou netbook qualquer.

Sobre Fábio Medeiros

Meu nome é Fábio Medeiros. Cearense de nascença e com muito orgulho (daí o nome do blog, uma referência à minha terra). Sou formado em Tecnologia em Telemática, pelo CEFET-CE. Escrevi alguns artigos sobre programação JavaME e dispositivos portáteis (PDA) para a revista WebMobile.
Esse post foi publicado em Eee PC, Ubuntu e marcado . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

