Pequena saga para instalação do Ubuntu 11.04 em um Asus Eee PC 701

Sim. Eu ainda possuo um Eee PC 701🙂 .

Com o lançamento da versão 11.04 do Ubuntu, resolvi atualizar o sistema instalado em meu Eee (Ubuntu 10.10).

A primeira tentativa foi a de baixar a iso do LiveCD. Baixada a imagem, copiei-a para uma pendrive de 1 GB. Coloquei a pendrive na USB do Eee, liguei-o e escolhi a opção para dar boot pela pendrive (pode-se selecionar as opções para boot, pressionando-se a tecla Esc ao se ligar o Eee).

Escolhi a opção de testar o Ubuntu primeiro. O boot ocorreu sem problemas, o Ubuntu iniciou a interface gráfica normalmente e cliquei no ícone para instalar no computador. Depois que escolhi a opção do idioma, o Ubuntu fez uma checagem e indicou que eu não tinha espaço disponível para instalação (na tela que apareceu indicava eu não possuía 4.4 GB de espaço disponível para a instalação) e não me permitia continuar a instalação. Não querendo esquentar muito a cabeça, resolvi baixar a imagem Alternate para atualizar a versão existente. Copiei a imagem para outra pendrive, montei-a no Eee e executei o cdromupgrade. A atualização foi até o final (mostrando vários erros no decorrer do processo). Terminada a instalação, fui informado de que havia alguns erros e que o Ubuntu 11.04 estava instalado. Reiniciei o Eee, mas ele não iniciou. Desliguei e liguei novamente, mas ele não funcionava mais.

Resolvi então mais uma vez. Dei boot outra vez com a pendrive com o LiveCD, só que desta vez resolvi optar pela instalação direta no disco, sem inicializar a interface gráfica primeiro. Depois de selecionar todas as opções mostradas, a instalação começou e seguiu sem maiores problemas. Terminada a instalação foi solicitado o reinício do Eee. Reiniciei e agora aqui estamos com ele 100% funcional🙂.

Agora, é só personalizar o sistema.

Sobre Fábio Medeiros

Meu nome é Fábio Medeiros. Cearense de nascença e com muito orgulho (daí o nome do blog, uma referência à minha terra). Sou formado em Tecnologia em Telemática, pelo CEFET-CE. Escrevi alguns artigos sobre programação JavaME e dispositivos portáteis (PDA) para a revista WebMobile.
Esse post foi publicado em Eee PC, Ubuntu e marcado . Guardar link permanente.

8 respostas para Pequena saga para instalação do Ubuntu 11.04 em um Asus Eee PC 701

  1. Diogo disse:

    Dai blz? seguinte, vou testar tb, meu eee é primeirão deles, o 701 com 4 gigas de sd, a instalação rolou de boa como vc disse? E a tela de 7 polegadas? ainda da pra se virar com ela?

    • siriarah disse:

      Olá Diogo,

      Ainda não o usei 100%, mas após a instalação do Ubuntu, instalei o VLC e assisti a uns vídeos XviD nele sem problema. Dá pra quebrar um galho🙂

  2. Alberto Ruiz disse:

    Que imagem “Alternate” é essa? Quando tento instalar a partir do pendrive, com a ISO que é disponibilizada no site do Ubuntu ele me retorna a mensagem de que precisa de no mínimo 4.4Gb. Também tenho o Asus EEEPC 701 de 4Gb… rsrsrs Relíquia, esse eu não vou me desfazer nunca! =D

    • siriarah disse:

      Olá Alberto,

      A imagem alternate é uma imagem do CD do Ubuntu que serve para atualização do sistema já instalado ou instalação do zero. Diferentemente do LiveCD esta não dá boot permitindo o uso do sistema como no Live.

      A mesma mensagem eu recebi quando tentei instalar o sistema pela interface gráfica depois de ter dado o boot. Mas quando tentei instalar o sistema sem testá-lo antes, não a recebi mais..

  3. Leonardo disse:

    Brother, usei o UNetbootin pra instalar o Android 2.2 e funcionou, mas só consegui instalar no sdcard e não na memória interna. Dá pra instalar o iso do Ubuntu usando o UNetbootin na memória interna do EEEPC 701 4G?

    • siriarah disse:

      Leonardo,

      Eu gravei a iso do Ubuntu numa pendrive e depois a instalei na memória interna dele sem problema nenhum.

  4. Leonardo disse:

    Ok, quando eu tento aparece a memória interna como opção, mas não estou conseguindo instalar.
    Qual programa vc usou para instalar o iso do ubuntu no pendrive?

Deixe uma resposta

