Bíblia NTLH para eReader e SWORD (REMOVIDO)

[Atualização 24/11/2011]

A Bíblia NTLH não está mais disponível para download, tendo sido removida à pedido da SBB.

Atendendo a pedidos, dos leitores Regina e Paulo Marcelo, estou disponibilizando a versão da Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), para eReader (Palm OS, Windows Mobile, Symbian, iPhone/iPod touch e outros) e SWORD (Windows, Linux, Mac, Maemo(N800); não confundir com o e-Sword).

Caso haja erros de tradução, adaptação ou quaisquer críticas ou sugetões, favor não se acanharem :), é só comentar 🙂 .

O download para a versão da NTLH para o SWORD está disponível tanto no Box.net quanto no Mediafire e o link para download da NTLH para o eReader está abaixo:

P.S.: Para os usuários que estão com eReader para iPhone/iPod touch, versão 2.0.2, favor lerem este post para a instalação da Bíblia.

Sobre Fábio Medeiros

Meu nome é Fábio Medeiros. Cearense de nascença e com muito orgulho (daí o nome do blog, uma referência à minha terra). Sou formado em Tecnologia em Telemática, pelo CEFET-CE. Escrevi alguns artigos sobre programação JavaME e dispositivos portáteis (PDA) para a revista WebMobile.
Esse post foi publicado em Bíblia e marcado , , . Guardar link permanente.

66 respostas para Bíblia NTLH para eReader e SWORD (REMOVIDO)

  1. Paulo Marcelo (havocz) disse:

    Valeu mesmo !!! ^_^

  2. Regina disse:

    Muito obrigada.
    iiuupppii! :0)

  3. Regina disse:

    Muito obrigada por tudo.
    Eu não atualizei o eReader no meu iPod e instalei a NTLH como fiz com a ACF, atraves do servidor WEB do meu Mac e o iPod. Depois instalei no meu Mac, o MacSword com as suas Biblias. Estou muito satisfeita. Agora falta a NVI, que é uma versão que eu gosto muito tambem.
    Ainda não vi qualquer erro, ou problema.
    Admiro muito o seu trabalho.

    • siriarah disse:

      Obrigado Regina,

      Espero que outros também usufruam dele. Quanto à NVI, não esqueci, vou tentar fazer a conversão até o fim da próxima semana. E, quando pronta, libero-a aqui 🙂 .

  4. Silvestre disse:

    Meu Iphone é o 3G 2.2.1 e não estou achando o ereader no APPStore, eu utilizo o Stanza e o Book reader para livros digitais, mais o seu arquivo eles não leem. Qual aplicativo posso instalar pra ler a Biblia?

    Atenciosamente.
    Silvestre Augusto

  5. Silvestre disse:

    Minha cara, consegui fazer o download, realmente o pouco que vi esta em uma linguagem bem atual, agora é uma pena que não temos uma linguagem assim ou como a NVI em um programa para IPHONE e ITOUCH que possamos navegar por livro, fazer anotações, marcar textos importantes, assim como o programa “AcroBible NIV”, é um otimo programa com todos os recursos, so que infelismente a linguagem não é muito atual.
    Se tiver alguma informação que possa me dar lhe agradeço. Obrigado e parabens pelo trabalho, nos cristãos precisamos se soldados da Fé assim como você.

    Atenciosamente.
    Silvestre Augusto

    • siriarah disse:

      Silvestre,
      Que bom que você tenha conseguido. Espero que este trabalho seja de grande valia para você, e quanto à NVI, já dois outros leitores do blog solicitiram a adaptação dela para o eReader, o que estarei fazendo até o fim de semana, se Deus quiser.
      P.S.: Só te corrigindo, sou homem, assim, seria Meu caro 🙂

  6. Silvestre disse:

    Perdão meu querido, foi um equivoco mesmo siriarah.
    Pocha é bom saber que você esta fazendo este trabalho com a NVI, poderiamos ver se conseguimos fazer ela separada por Livro e Capitulo, pois ficaria mais fácil para meditação e estudo, mas realmente fico feliz de saber que você esta adaptando, por isso se precisar de alguma ajuda me avise, pois realmente tenho interesse em ajudar se for preciso.

    Atenciosamente.
    Silvestre Augusto

  7. Rodrigo disse:

    Olá, você poderia colocar o link dos módulos para sword? Obrigao!

  8. Pr Wilson disse:

    n~ao consigo instalar os modulos para gnomesword. Me ajudem

  9. GuiH disse:

    tem como usar esse arquivo da bíblia NTLH no meu Linux, pelo aplicativo do BibleTime?
    Ou seria possível adaptar ao BibleTime?!!!
    Aguardo uma resposta..!
    E parabéns pelo seu trabalho, irmão em Cristo! xD

  10. GuiH disse:

    ESPETACULAR!!!!!!!!
    Já estou muito satisfeito com as capacidades do Sword. Realmente esse é 10!
    Graças a Deus que coisa boa existe xD

  11. Leandro disse:

    Você conseguiu autorização por escrito dos detentores dos direitos autorais?

    • siriarah disse:

      Olá Leandro,

      Eu realmente não fui atrás de nenhuma autorização por parte dos editores da NTLH no Brasil (que eu creio ser a SBB), apenas peguei um arquivo disponibilizado na Internet e o converti para os formatos acima citados no post.

      • Nesse caso, creio que você terá de interromper a distribuição dos arquivos, tanto da NTLH quanto da ACF, até que obtenha a permissão respectivamente da SBB e da SBT. Enquanto isso, a melhor opção para contribuir para a disponibilidade eletrônica legal de uma Bíblia em português é o esforço de revisão em http://www.pgdp.net/c/project.php?id=projectID48221a292dd24

      • siriarah disse:

        Olá Leandro,

        Ainda não recebi nada oficial de ninguém solicitando-me a remoção destas Bíblias. E só para você ter ideia, a ACF, quando comecei o processo de conversão para leitura na Palm, mandei um email para a SBTB para saber dos direitos autorais sobre ela. Perguntei, por email, se podia distribuir, então fui informado, por email, que poderia distribuir para uns amigos, mas se quisesse distribuir para mais pessoas, gratuito ou não, teria de firmar contrato com eles. Entrei em contato novamente, mas nunca mais tive resposta. Como eles não me retornaram, comecei o que hoje se vê neste blog. Assim, se alguma das duas, SBB ou SBTB, se sentir ofendida em seus direitos e não desejar que esta distribuição continue, eles podem entrar em contato comigo para conversarmos.

        Olhei o link que você mandou também, mas pelo que pude entender é uma tradução de 1911 só da epístola de Paulo aos Gálatas?

      • Jonã Machado disse:

        Olá a todos, em especial siriarah, existe um app gratuíto de leitura bíblica desenvolvido pela lifechurch chamado youversion. É o melhor que conheço até hoje, conta com diversas linguagens em diversos idiomas, inclusive a versão Almeida. Gostaria de perguntar como posso ‘jogar’ um arquivo epub ou pdb no formato proprio para ser baixado no stanza ou ereader: “ereader://”, eu transfiro para os seguintes formatos usando o stanza no pc mas não sei como baixa-los nos respectivos programas pois não sei como por na net para posteriormente baixa-los no ipod. Espero que possa me ajudar. Desde já agradeço!

      • siriarah disse:

        Olá Jonã,

        Obrigado pela dica do Youversion, infelizmente não dá para se instalar a ACF nele, mas mesmo assim vale a pena ter o aplicativo no iPod.

        Já em relação a instalação de arquivos no Stanza ou eReader, dê uma lida nos links abaixo e veja se te ajudam:

        Para instalar eBooks no eReader:
        [1] http://www.ereader.com/personal-content

        Para instalar eBooks no Stanza:
        [2] http://www.lexcycle.com/faq#3n619

      • Jonã Machado disse:

        Muito obrigado siriarah! Me ajudou bastante! Posteriormente descobri que é só enviar pelo pc para o bookshelf e baixá-los ou no stanza ou no ereader através do wifi.

  12. Concordo em princípio, até sou contra direitos de cópia — mas a situação legal é mais complicada.

    Eu aconselharia a suspender a distribuição e tentar firmar contrato com a SBTB, mas creio que ela vá pedir dinheiro — gostaria de estar errado. Provavelmente responderão se você mandar uma carta, em vez duma mensagem de correio eletrônico.

    Quanto à SBB, eu já tentei e eles não liberam — mas tive até de telefonar só para descobrir isso.

    O único texto relativamente moderno livre em Português do Brasil é a Traducção Brazileira de 1917, mas ainda não foi digitalizado.

    Não, aquele é um exemplo. Toda a Bíblia está sendo revisada (da digitalização) no PGDP.

    • siriarah disse:

      Olá Leandro, desculpe-me pela demora.

      Agradeço realmente pelo conselho, mas vou optar por não seguí-lo 🙂 , sou muito teimoso 🙂 . Na verdade, eu vou manter a distribuição assim mesmo até quando me for permitido, pois o trabalho tem ajudado a muitas pessoas. Vou tentar ainda mais uma vez contato com eles e esperar que não queiram dinheiro 🙂 .

      Já em relação à tradução que você fala, como faço para ter acesso completo a ela e poder digitalizá-la? Se é que posso 🙂 . Obrigado.

  13. Rogério disse:

    em promeiro lugar: meus parabéns, que trabalho bacana!
    talvez vc possa me ajudar, tenho um motorola w5 rokr, tenho nele uma bíblia que baixei de um site da Assembléia de Deus, porém gostaria de ter outras versões e de ler livros em pdf que tenho.
    “se alguém quizer saber os títulos contate pelo rogeriotopway@hotmail.com
    voce pode me indicar programas para meu aparelho, pessoas que possam me ajudar ou coisa assim?
    se puder responder no meu email agradeço.
    Grande abraço e que Deus abençoe a todos!
    Rogério.

  14. Tenho quase certeza de que vão querer dinheiro, e além disso que não vão querer que você libere módulos para nenhum sistema livre como o Sword. Mas queria estar errado…

    Então, a Revista e Corrigida portuguesa de 1910 já está digitalizada, é só entrar no PGDP e se cadastrar para colaborar na revisão da digitalização.

    Já a Traducção Brazileira, a cópia em papel está comigo — preciso indicações de onde ou como digitalizá-la sem danos, visto que é a única cópia que achei até hoje.

  15. Celson Luís disse:

    Eu gostaria de saber como se cria módulos, é preciso saber programação? Eu tenho uma tradução inteira da Bíblia em português, no formato doc ou pdf. Mas a grande questão: como incorporar no Xiphos (GnomeSword)??? Existe algum programa específico? Se alguém puder me ajudar serei muito grato

    • siriarah disse:

      Olá Celson,
      Não há necessidade de se saber programação para se converter para o SWORD. Basta ter um pouco de paciência 🙂 .

      É que para converter para o SWORD eu uso um arquivo TXT com tags parecidas com as de HTML. Depois com este arquivo formatado, para por um programa, o BibleConverter, e gero os arquivos necessários para usar no Xiphos.

      Eu realmente não conheço nenhum programa que faça esta edição para o SWORD diretamente. Mas se você quiser, pode olhar no próprio site do SWORD como criar módulos que sirvam pra o Xiphos [1].

      [1] http://www.crosswire.org/sword/develop/swordmodule/

  16. Luciano disse:

    Boa Tarde

    Tenho a NVI toda dividida em Antigo e Novo Testamento e toda em capitulos esta em HTML
    se precisar para acelerar o processo para colocar em *.PDB para Iphone te mando, outra coisa qual o processo que uso para mudar o pdb de palm para pdb de Iphone, posso faze-lo aqui se quiser
    Um Abraço

    • siriarah disse:

      Olá Luciano,

      Se você puder mandar a NVI em HTML posso tentar fazer a conversão.

      Já quanto ao PDB para o Palm, se o PDB for aberto normalmente no eReader do Palm, não tem problema, o eReader do iPhone abre também. Já se este PDB for aberto por outro programa no iPhone fica um pouco mais difícil para se converter.

  17. Luciano disse:

    Boas

    Consegui um programa que passa HTML, DOC, TXT , PRC, PDB dentre outros para PDB do Iphone via EREADER, use o BOOKDESIGNER no Vista ele vai dar um erro na entrada baixe o DhtmlEd.msi na windows e instale vai funcionar perfeitamente no Vista
    Um Abraço e se tiver duvidas e só perguntar

    • siriarah disse:

      Que bom que funcionou,

      Eu mesmo uso às vezes o calibre, que serve para, entre outras coisas, converter alguns formatos para se ler no iPhone com o eReader ou Stanza.

  18. Senhores irmãos, por favor… pressionem as sociedades bíblicas para liberarem seus textos, mas não os copiem ilegalmente…

  19. Ivanildo Filho disse:

    Caro Fábio, venho por meio deste comentário lhe pedir uma correção no módulo NTLH para SWORD. Utilizo o software Xiphos para ler os arquivos do SWORD e em alguns caracteres deste módulo, o que deveria ser travessões e aspas duplas, não aparecem como devido em seu lugar aparece caracteres que podem ser observados por meio deste screenshot http://img16.imageshack.us/img16/4701/xiphos.png .
    Aguado respostas e desde já obrigado.

    • siriarah disse:

      Olá Ivanildo,

      Vi a imagem que você postou. Infelizmente o texto que peguei não foi verificado por mim, só o peguei e o converti para o SWORD a pedido de um leitor do blog. Posso até fazer uma verificação no texto para a correção, mas vai demorar, pois tenho outros projetos na frente.

      • Ivanildo Filho disse:

        Talvez eu possa lhe ajudar. Trabalho com programação ha algum tempo e acho que será fácil entender a linguagem aplicada nos arquivos do SWORD.
        Já tentei fazer a revisão dos textos por conta própria, já que eram arquivos RAW, mas piorei a situação.
        Se puder me dá uma referência de como posso revisar e converter os arquivos já adianto o trabalho.

        Mais uma vez obrigado.

  20. Pingback: Illegal sources of the Portuguese Bible in digital format | lingamish

  21. Luciano disse:

    Boa Noite, a um tempo atrás fiquei de mandar o NVI dividido em capitulos em html para fazer a conversão para pdb pro Iphone, mais não sei pra qual e-mail envio. Obrigado e aguardando
    Luciano

  22. Caros irmãos, infelizmente, se a troca de arquivos ilegais continuar, vou ter de tomar providências, para não queimar completamente as possibilidades de consegui-los legalmente para o projeto Sword da Sociedade Bíblica Crosswire.

    • siriarah disse:

      Olá Leandro,

      Bem, como te falei, enviei um email para a SBTB para tentar ver o que poderia ser feito em relação a autorização para distribuição da ACF para portáteis, como tenho feito. Infelizmente, não recebi resposta até o momento. Se você realmente tem possibilidades de conseguir a distribuição legalmente da ACF para o projeto SWORD eu paro imediatamente de fazer isto, só queria que a própia SBTB distribuísse também (ou vendesse) para outros dispositivos portáteis.
      Sei que as suas intenções são as melhores (só não vale ameaçar 🙂 ), mas eu até peço, se você já tiver contato com o pessoal da SBTB, que indique o blog e peça uma avaliação deles. Se eles não querem que eu continue mais podem deixar um comentário ou mandar um e-mail para mim, pedindo a retirada que farei sem relutância.

      Vou esperar uma resposta tua. Pode responder para siriarah @ gmail com, que a conversa fica mais pessoal e quem sabe você não consegue me convencer a abandonar o projeto?

      Ah, e para complementar, dei uma olhada naquele projeto da versão da Bíblia de 1911, mas o português usado nela é muito antigo, assim, preferi nem tentar a conversão no momento. Quem sabe mais para a frente.

  23. Lyncoln disse:

    siriarah

    Gostaria de saber se já há o módulo da NVI para sword. Gostaria muito de tê-lo no meu desktop. Deus te abençoe pela iniciativa!

    • siriarah disse:

      Olá Lyncoln,

      Ainda não a tenho disponível. Um outro leitor do blog me enviou uns arquivos da NVI em HTML, mas ainda não tive condições de verificar. Dependendo verei se é possível fazer ou não o módulo para SWORD.

  24. Só para lembrar, o caso da NVI é ainda mais claro que o da ACF — é ilegal, e portanto pecaminoso, redistribuí–la.

  25. Luciano disse:

    Boa Noite gostaria de saber se recebeu a NVI que mandei por e-mail para colocar para o iphone, Obrigado e aguardando

    • siriarah disse:

      Olá Luciano,

      Recebi sim, obrigado por enviar. Só não tive tempo de olhar melhor, mas assim que eu liberar algumas tarefas que tenho vou ver o arquivo e começar a conversão.

  26. Luciano disse:

    Só gostaria de fazer uma observação para estas pessoas que não querem a distribuição Gratuita das versões da Biblia, imaginem se o Espirito Santo que é o inspirador da Biblia requerese alguma coisa de nós por ser o autor das palavras que foram escritas como poderiamos pagar por tal obra, a não ser em ir e pregar o Evangelho, meu amigo leitor deste, sou sim a favor que você não só baixe a versão NTLH, como também NVI ou ACF e coloque em seu computador no seu telefone e ainda mande por e-mail para muitos, pois as pessoas estão sedentas e não podemos deixar estas pessoas gananciosas abafarem o poder da palavra de Deus por causa da ganancia, não vou citar nomes por ética, mais tem muita gente que ganha em cima da Biblia, isto é horrivel, temos que divulgar todas as versões sim, para um numero maior de pessoas possiveis.
    Um abraço para este Blog
    Luciano

  27. elder disse:

    É show valeu!!

  28. Moris disse:

    Gostaria de saber se tem essa versão para o Android da google?
    ia ser uma mão na roda.!
    Obrigado,

  29. REGINA-POR FAVOR VOCE PODE ME ESPLICAR COMO COLOCAR A BIBLIA NO (ipad da aplle)ou outro saite que esplica eu comprei um ipad mas nao sei coloca me ajuda,muito agradecido,fica em paz.

    • siriarah disse:

      Olá siderlei,

      Desculpe-me pela demora em responder. Pelo que eu sei o iPad permite que aplicações para iPhone/iPd touch possa ser executadas nele sem maiores problemas (a tela vai ficar reduzida). Assim, você pode instalar no iPad o eReader e utilizar a Bíblia ACF no eReader.

  30. Pedro Roenick disse:

    Olá. Tenho interesse nas bíblias em língua portuguesa para o programa SWORD. No entanto, não estou conseguindo acessar os links listados nos comentários deste post. Como posso fazer o download das referidas bíblias?
    Grato.

  31. Alguém sabe se existe a biblia e-sword para Mac (sistema operacional) da Apple em português, uso no Windows, mas ganhei um note da Apple.
    Pr. Almir

  32. Edilson Mafra disse:

    Eu preciso da Bíblia NTLH. Por que foi retirado?

    • Fábio Medeiros disse:

      Olá Edilson,

      A Bíblia NTLH foi retirada a pedido da SBB, que mantém os direitos de publicação desta versão.

Deixe um comentário