PocketSword – aplicativo do The SWORD Project para iPhone

O PocketSword é um aplicativo gratuito para iPhone/iPod touch que permite a leitura dos módulos disponibilizados pelo The SWORD Project (não confundir com o e-Sword :)). E estes módulos podem ser: bíblias, comentários, dicionários/léxicos/glossários, devocionais ou outros tipos de livros.

Assim sendo, a versão da Bíblia ACF que disponibilizo para SWORD aqui no blog pode ser facilmente copiada para o aplicativo e ser lida nele. Isto já é uma grande vantagem, pois existem vários aplicativos para leitura da Bíblia disponíveis para iPhone OS, mas boa parte não permite que possamos copiar nossos próprios módulos para eles. E, como ainda não temos uma versão de uma Bíblia em português oficialmente para estes aplicativos, o PocketSword é muito bem-vindo.

Para instalar o módulo ACF do blog proceda assim:

  1. Baixe o PocketSword aqui (link iTunes) e instale no iPhone/iPod touch;
  2. Baixe o módulo ACF para SWORD (arquivo ACF_sword.zip);
  3. Execute o PocketSword;
  4. Clique em More;
  5. Depois em Preferences; e ative a opção Module Maintainer Mode;
  6. Volte e clique em Downloads;
  7. Clique no ícone que lembra um asterisco no canto superior direito (não esqueça que você tem de estar conectado a uma rede sem fio);
  8. O PocketSword criará um servidor web que pode ser acessado através de um navegador pelo endereço IP do seu dispositivo. Esta informação pode ser obtida na tela que você acabou de abrir quando clicou no asterisco (vamos usar como exemplo http://192.168.0.1:PORTA, onde PORTA é um número de porta do protocolo IP que o aplicativo vai gerar);
  9. Digite o endereço IP que o programa informou (http://192.168.0.1:PORTA) no navegador;
  10. A página que abre além de mostrar quais módulos estão instalados no aparelho, permite que se envie para o aparelho qualquer outro módulo que esteja compactado no formato .ZIP. Assim, para instalar a ACF, clicamos em Enviar arquivo, procuramos onde baixamos o arquivo ACF_sword.zip e depois clicamos em Submit;
  11. Feito isto, no aparelho que está com a tela ainda aberta, clicamos em Done e depois em Bible;
  12. No canto superior direito clicamos em KJV (que é a bíblia que vem instalada por padrão) e podemos escolher a ACF e pronto.

Sobre Fábio Medeiros

Meu nome é Fábio Medeiros. Cearense de nascença e com muito orgulho (daí o nome do blog, uma referência à minha terra). Sou formado em Tecnologia em Telemática, pelo CEFET-CE. Escrevi alguns artigos sobre programação JavaME e dispositivos portáteis (PDA) para a revista WebMobile.
Esse post foi publicado em iPod touch e marcado , , , . Guardar link permanente.

37 respostas para PocketSword – aplicativo do The SWORD Project para iPhone

  1. Tim Barrett disse:

    Que ótimo! Finalmente encontrei um ACF para o iphone!! Muito obrigado pela ajuda!

    Pergunta: Existe um mecanismo de busca para instalar para o ACF no Pocket Sword?

    • siriarah disse:

      Olá Tim, que bom que esteja te ajudando. Agora pergunto, como assim um mecanismo de busca?

      • Tim Barrett disse:

        O que acontece é o seguinte. Quando tento fazer uma busca (procurando uma palavra/frase na Bíblia) na Bíblia ACF no Pocket Sword, aparece a seguinte mensagem:

        “You don’t have a search index installed for this module. Do you wish to check for available search indeces now?”

        Quando clico em “sim”, aparece:

        “There is currently no downloadable search index available for: ACF 2007”

        Parece que deve haver algum tipo de “index” para fazer buscas na Bíblia em português no Pocket Sword. Será que é algo que seja possível construir??

        Mais uma vez, muito obriagado pela ajuda!

      • siriarah disse:

        Olá Tim,

        Realmente para se fazer a busca precisa-se de um index. Um outro leitor do blog chegou a esta mesma pergunta e me disse como fazer o index. Espero liberar nos próximos meses uma versão com este index embutido.

      • timandtammy disse:

        Olá Fábio!

        Quando estou na Bíblia em português (ACF) no programa Pocket Sword (Iphone) e tento fazer uma busca por palavra (por clicar no ícone de lupa no canto esquerdo da tela), aparece a seguinte mensagem:

        “No Search Index
        You don’t have a search index installed for this module. Do you wish to check for available search indices now?”

        Quando clico em “yes”, aparece uma tela dizendo que já tenho instalado um “search index” para o KJV e o MHCC, e logo abaixo tem um texo que diz:

        “There is currently no downloadable search index available for: ACF 2007. Almeida Corrigida Fiel 2007”

        Este index para a Bíblia em português é algo que pode ser construido?

        Agradeço mais uma vez pela ajuda!

  2. osvjor disse:

    Olá, será que você saberia me ajudar? Tentei colocar dois ereaders no meu iPod Touch (o ereader que você indicou e o reader da Barnes & Noble), mas, na hora do download, aparece sempre uma caixa de diálogo pedindo meu login e minha senha. Você sabe me dizer qual é o problema? Obrigado e abraços.

  3. osvjor disse:

    olá, infelizmente não é isso, não. eu me cadastrei no site do ereader, meu login foi aceito etc. mas de novo, quando tentei baixar o ereader, apareceu a mensagem “A autorização falhou. Estabeleça ligação ao iTunes”. Mas obrigado pela atenção. abs.

  4. Regina disse:

    Olå.

    Já instalei a ACFIEL e a NTLH no PocketSword que vc colocou aqui e uso todos os dias. Tenho outras gratis mas os textos que uso sao os seus e te agradeço muito por isso.
    Se voce puder fazer um modulo da NVI, ficaria completo, pois é a versao que mais uso em papel.
    Eu uso iPod Touch 2g e OS X.

    Obrigada e felicidades.

  5. Olá Amigo!
    Tenho uma dúvida, você sabe como posso criar um arquivo para utilizar no Pocket Sword? Pergunto isso porque tenho interesse de ter o Cartão Cristão nesse programa e não achei em lugar nenhum, pensei em criar alguma coisa, mas não achei nenhum tutorial, como você fez para ter a bíblia ACF, tem como criar um arquivo?

    • Fábio Medeiros disse:

      Prezado Wagner,

      Como você deve saber o Pocket Sword utiliza os módulos do The Sword Project (http://crosswire.org/sword/index.jsp). No site do projeto, há um Wiki (http://www.crosswire.org/wiki/DevTools:Modules) que descreve algumas formas para criação de módulos para o projeto. Dê uma lida e veja se você consegue criar o que deseja. Caso não consiga, fale comigo novamente.

      P.S.: Você quis dizer Cantor Cristão ou é mesmo Cartão Cristão?

      • amaralwagner disse:

        Fábio,
        Obrigado pela resposta. Muito obrigado mesmo!
        Vou dar uma lida e ver se consigo, o que eu queria é o Cantor Cristão mesmo, eu havia escrito errado.
        Você tem alguma previsão de ter a versão 2011 da bíblia ACF?

      • Fábio Medeiros disse:

        Olá Wagner,

        Até o momento, nenhuma. Entrei em contato com a SBTB, mas ainda não obtive resposta.

  6. Anderson disse:

    Já baixei e instalei o “PocketSword” em meu iphone, mas não encontrei o módulo módulo ACF para SWORD. Onde está?

  7. Fabio Teixeira disse:

    Boa tarde Fabio, tenho algumas versões em *.PDB, da época em que usava o palmBible+. É possível que eu consiga converter estes PDB para epub ou sword? Ja tentei algumas conversões online, mas sem exito. O Calibre não aceita como input arquivos PDB (apenas epub). Alguma sugestão? Obrigado!

    • Fábio Medeiros disse:

      Olá Fabio,

      O formato do Bible+ é bem antigo :). Também não encontrei nenhuma ferramenta que faça a conversão. O melhor seria obter os módulos que você tem lá no The SWORD Project[1] mesmo ou procurar em formato TXT pela Internet, para depois converter para epub ou SWORD.

      [1] http://www.crosswire.org/sword/index.jsp

      • Fabio Teixeira disse:

        ééééé… da epoca em que tinha um Palm Treo 680 , e já conhecia suas postagens do forum do PDA Expert! Aí lembrei do pocketsword, e das versoes que tinha no palm. Infelizmente tambem nao consegui achar nenhum conversor direto PDB para EPUB que realmente funcionasse. Obrigado pela dica! Abraços

  8. Vovoca silva disse:

    Olá amigos não consigo instalar o módulo ARA+ nem a referencia cruzada
    Alguém me ajude

  9. Tom Nogueira disse:

    Não tenho palavras para agradecer este excelente material disponível de graça para iPad, Deus abençoe tremendamente !

    Sabe se consigo achar comentários Charles H. Spurgeon , Russel Chad e Calvino para o PocketSword ?

  10. Tom Nogueira disse:

    Olá Irmãos,
    Tentei diversas vezes mas não consigo ativar a função Strong no PocketSword, instalei o módulo, fui na bíblia e ativei a opção mas não aparece, suspeito que o módulo esteja com problema ou eu posso estar fazendo algo errado.
    Peço que por favor alguém me ajude!
    Muito obrigado, desde já agradeço.
    Graça e Paz!
    Tom Nogueira.

    • Fábio Medeiros disse:

      Olá Tom,

      Pelo que li, números Strong só funcionam para bíblias que tenham este suporte. Como a ACF não possui, deve ser este o problema em não funcionar. Sugiro que você instale um módulo que tenha suporte para números Strong e teste para ver se funciona.

      Graça e paz.

  11. Tom Nogueira disse:

    Amigos, tentei de tudo, criei e exportei vários módulos STRONG , não consigo nenhum em português que funcione, estou decepcionado. Alguém obteve sucesso ?

  12. Tom Nogueira disse:

    Fábio, consegui isso somente com módulos disponibilizados pelo app, que são em Inglês.
    Conseguiu com módulos em Português ? se sim por favor pode me enviar o arquivo ?
    tomnogueira.flp@gmail.com
    Desde já muito obrigado, Deus te abençoe.

  13. Alexandre Alisson Arruda disse:

    bom dia a Bíblia com números strong não instala, gostaria muito que fosse feita a correção do modulo, gradeço e bom dia.

    • Fábio Medeiros disse:

      Olá Alexandre,

      Infelizmente eu não distribuo a Bíblia com números Strong. Veja os comentários acima para entender a situação.

Deixe um comentário