Instalando o Ubuntu 8.04 no Eee PC

Desde que comprei o Eee PC tive vontade de instalar nele o Ubuntu. Esperei até o lançamento da versão 8.04, mas ainda não tinha tido coragem de fazê-lo. Até que, finalmente, tomei coragem e iniciei o processo 🙂 .

Copiando o LiveCD para um cartão SD

Antes de tudo, foi preciso copiar o LiveCD do Ubuntu 8.04 para um cartão de memória SD (no meu caso de 1 GB, mas pode ser uma pendrive também). Para isso segui os passos descritos no blog Tecnoclasta. Resumindo, fiz assim, baixei o iso do LiveCD do Ubuntu 8.04 e o arquivo isotostick.sh. Criei um diretório, copiei o script e a iso para ele, abri o terminal e digitei (tudo feito em meu notebook, com Ubuntu 8.04):

chmod u+x isotostick.sh
./isotostick.sh ubuntu-7.10-desktop-i386.iso /dev/sdb1

Onde sdb1, era o meu cartão SD. Após isso bastou aguardar a cópia da iso para o cartão SD.

Boot com o cartão SD

Para dar um boot com o cartão SD no Eee PC basta apenas, na tela de inicialização dele, teclar ESC. Aparece um menu onde se pode escolher qual dispositivo para se dar o boot. Escolhemos o leitor de cartões e esperamos que o boot inicie e carregue o sistema como se fosse o LiveCD. Depois que o Ubuntu carregar (o que demora só um pouquinho 🙂 ) podemos dar inicío à instalação. Para isso segui o tutorial, com imagens, do site Eee.ricey.co.uk. O único inconveniente aqui foi que na hora de reiniciar, o Eee não reiniciou e tive de desligá-lo e ligá-lo de novo.

Complementando a instalação

Mesmo após a instalação do Ubuntu, a placa de Wi-Fi não é reconhecida, algumas teclas de funções não funcionam corretamente. Então, novamente no site Eee.ricey.co.uk, encontramos a solução para isto. Basta apenas baixar mais um script (RiceeeyTweak.sh), copiá-lo para um diretório qualquer (exemplo eeepc) e executá-lo.

chmod +x RiceeeyTweak.sh
./RiceeeyTweak.sh

Este script irá configurar as teclas de funções, instalar os drivers da placa Wi-Fi, disponibilizar um ícone para overclocking do Eee, configurar o som e outras coisas. No restante do artigo existem mais algumas configurações que podem ser feitas para melhorar a performance do Eee com Ubuntu.

Comentários finais

Alguns sites que falam sobre a instalação do Ubuntu no Eee, comentam que a resolução 800 x 480 não era reconhecida por padrão, necessitando-se a instalação do pacote 915resolution ou configurações no arquivo xorg.conf. No meu caso, posso dizer que não houve esta necessidade, pois durante a instalação a resolução nativa do Eee foi reconhecida sem maiores problemas.

Não cheguei a testar a webcam, mas segundo o site Tecnoclasta, basta apenas ativá-la na BIOS e iniciar o Eee que ela será reconhecida, mas precisa-se de uma aplicação que faça uso dela. Farei o teste depois.

E, para finalizar, recomendo a leitura do artigo do Hamacker, Ubuntu paradise, deixe seu ubuntu completo e do Penguim’s Place, Repositórios Ubuntu 8.04 Hardy Heron.

Até a próxima.

Sobre Fábio Medeiros

Meu nome é Fábio Medeiros. Cearense de nascença e com muito orgulho (daí o nome do blog, uma referência à minha terra). Sou formado em Tecnologia em Telemática, pelo CEFET-CE. Escrevi alguns artigos sobre programação JavaME e dispositivos portáteis (PDA) para a revista WebMobile.
Esse post foi publicado em Eee PC e marcado , , . Guardar link permanente.

23 respostas para Instalando o Ubuntu 8.04 no Eee PC

  1. Pingback: Configurando a acentuação do teclado do Eee PC no Ubuntu 8.04 « siriarah

  2. venom disse:

    Obrigado pelo tutorial.
    Excelente matéria.
    Tornar-me-ei leitor assíduo.
    aBRAÇO!

  3. Claudio Fernandes disse:

    Fiz tudo direitinho mas qundo inicializo aparece para digitar o usuário e a senha, ai após fica com a tela marrom sem mais nada só com o cursor do mouse. obs: o modo texto funciona.

    Alguém pode me ajudar.

  4. siriarah disse:

    Olá Claudio.

    Por partes.
    A instalação foi bm sucedida?
    Se sim, pode ser por causa da placa de vídeo, tenta executar:

    sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

    Com este comando dá para tentar configurar o video. Caso não funcione, tenta instalar o pacote 915resolution:

    sudo apt-get 915resolution

    Se nada disso der certo, me avisa que a gente tenta resolver.

  5. Pingback: Atualização do script para instalação do Ubuntu 8.04 no Eee PC « siriarah

  6. Alexandre disse:

    Aconteceu o mesmo comigo, assim como aconteceu com o Cláudio. Mas eu não sei como entrar, naquela tela marrom, no editor de texto. Sou iniciante em Linux.
    Grato,]

  7. siriarah disse:

    Olá Alexandre,

    Tu chegou a fazer o que eu falei para o Claudio. Até agora só vocês dois é que reportaram este erro. Quais as configurações da tua máquina?

  8. Pingback: Ubuntu Eee 8.04, o Ubuntu para Eee PC « siriarah

  9. Cristiano disse:

    Amigo instalei o ubuntu no eeepc e foi tudo bem com a instalação e com script do wireless e teclado, mas não consegui fazer funcionar a webcam
    ja entrei na bios e está ativada ja baixei varios software e nada, se vc tem outra opção por favor.

  10. siriarah disse:

    Cristiano, a minha webcam funcionou seguindo os passos do post do Tecnoclasta, abaixo:

    http://www.tecnoclasta.com/2008/02/28/ubuntueeepc-usando-a-webcam/

  11. Alessandro disse:

    Olá!
    bom estou com um mobo positivo e nao consigo dar boot pelo cartao sd
    nem no meu notebook hp.
    sabem m dizer oque poderia ser?
    abraços.

  12. siriarah disse:

    Olá Alessandro.

    Vamos por parte.

    1) Você seguiu os passos descritos no site do Tecnoclasta?
    2) Seu cartão SD tem 1 GB ou mais?
    3) O Mobo suporta boot pelo cartão de memória? Se sim, você deve dar uma olhada em como deve proceder (pois não tenho acesso a um Mobo para verificar para ti).

    Já para o notebook vi depender se ele também oferece suporte a boot pelo cartão ou USB (caso os passos para tornar o cartão bootável tenham sido seguidos).

  13. siriarah disse:

    Olá Alessandro.

    Vamos por parte.

    1) Você seguiu os passos descritos no site do Tecnoclasta?
    2) Seu cartão SD tem 1 GB ou mais?
    3) O Mobo suporta boot pelo cartão de memória? Se sim, você deve dar uma olhada em como deve proceder (pois não tenho acesso a um Mobo para verificar para ti).

    Já para o notebook vi depender se ele também oferece suporte a boot pelo cartão ou USB (caso os passos para tornar o cartão bootável tenham sido seguidos).

  14. Alessandro disse:

    siriarah
    segui os passos do site do Tecnoclasta,
    meu sd tem 4gb.
    acho q o mobo nao da boot pelo sd nem meu no hp,
    mas por usb sim os 2 dao boot.
    vlw pelas respostas.

  15. Cristiano disse:

    Gostaria de saber com quem ja conseguiu fazer a webcam funcionar no eeepc com o ubuntu, qual foi o software que usaram.

  16. Douglas disse:

    Gostaria de saber como façe com as partições exitentes deleto tudo?Sei que não vou por a swap, mas aquelas pequenas partições com o nome bios estão no sd do eee ou podem ser apagadas também?

  17. siriarah disse:

    Douglas,

    Eu segui à risca o tutorial do site eee.ricey.co.uk, e nele o autor do site apagou todas as partições existentes no SSD (/dev/sda no caso dele, no meu eu não lembro mas deve ser o mesmo) e criou uma partição única.
    E eu não consigo lembrar se havia ou não uma partição com este nome quando instalei o Ubuntu no meu Eee.
    Dá uma olhada no site http://www.ubuntu-eee.com que eles já tem até uma versão do Ubuntu mais específica para o Eee, pode ser que tu encontre o que precisa.

  18. Douglas disse:

    você conseguiu habilitar todo o hardware de primeira ou precisou configurar mais alguma coisa?
    Tenho o eee 701 e vou usar como home um sd de 8gb e os botoes de função, ta tudo funcionando legal, preciso principalmente da saida de video.

  19. Douglas disse:

    PS você está de parabens pelo blog

  20. Chédisson disse:

    Bom dia, Siriarah

    Instalei corretamente o Ubuntu 8.04 no eeepc 701 com um pen de 4gb,usei o script para configurar a placa wi-fi e não funcionou, você poderia me ajudar?Peço por gentileza também que me ajude a habilitar a saida vga.

    Obrigado.

  21. siriarah disse:

    Olá Douglas,

    Pelo que me lembro, quase tudo funcionou de primeira, a execeção da câmera, que bastou instalar um software que a usasse que ela funcionou; e o outro foram as teclas Fn+F5, que servem para ativar a saída VGA, mas isso também eu consegui resolver:

    Configurando Fn+F5 do Eee PC com Ubuntu 8.04

    E obrigado.

  22. siriarah disse:

    Chédisson,

    Você utilizou o script do site eee.ricey.co.uk? Te aconselho a ir no site novamente e baixar uma nova versão do script que foi disponibilizado lá.
    Outra forma de se fazer isso seria utilizar o Ubuntu Eee 8.04:

    Ubuntu Eee 8.04, o Ubuntu para Eee PC

    Ou utilizando o kernel otimizado do Ubuntu para Eee:

    Instalação de kernel otimizado do Ubuntu 8.04 para o Eee PC

    E a saída VGA, comigo funcionou assim:

    Configurando Fn+F5 do Eee PC com Ubuntu 8.04

  23. Vinicius disse:

    Programa pra testar a webcam…

    Instale o Cheese (apt-get install cheese)… Funcionou comigo.

    Sds,
    Vinicius

Deixe um comentário