Ubuntu 8.04 – sudo: unable to resolve host

Acabei de atualizar o meu notebook, do Ubuntu 7.10 passei para o Ubuntu 8.04. A atualização foi bem sucedida e o notebook reiniciado. Após o reinício tive de seguir os passos para a instalação do driver de minha placa de rede sem fio, cujo chipset é o RT73. E aqui foi que surigu o primeiro problema. No script que eu utilizo para automatizar a instalação o comando sudo não funcionou. Então, resolvi testar somente digitando sudo no terminal. E o erro abaixo aparecia:

sudo: unable to resolve host nome_computador

Com esse erro eu não conseguia instalar o driver para poder usar a rede sem fio. Resolvi apelar para o Google em meu micro de casa (que, infelizmente, não roda o Ubuntu 😦 ) que é ligado direto no roteador. Encontrei este bug reportado no launchpad. Com isso, testei uma solução apresentada na página. Para isso fiz assim, pressionei ALT+F2 e digitei:

gksudo gedit /etc/hosts

O meu arquivo /etc/hosts continha:

127.0.0.1 localhost
127.0.1.1 nome_computador.MSHOME

Bastou remover o .MSHOME logo após o nome do computador (lembre-se que onde está escrito nome_computador, é o nome do computador), na segunda linha, que o sudo voltou a funcionar. Com isso pude instalar o driver RT73 e me conectar à Internet e postar aqui para a alegria de você, leitor 🙂 .

8.04

Sobre Fábio Medeiros

Meu nome é Fábio Medeiros. Cearense de nascença e com muito orgulho (daí o nome do blog, uma referência à minha terra). Sou formado em Tecnologia em Telemática, pelo CEFET-CE. Escrevi alguns artigos sobre programação JavaME e dispositivos portáteis (PDA) para a revista WebMobile.
Esse post foi publicado em Ubuntu e marcado , , , . Guardar link permanente.

39 respostas para Ubuntu 8.04 – sudo: unable to resolve host

  1. Andre Gondim disse:

    Legal a solução, não tive o problema, mas vi alguém na lista do Ubuntu-BR com isso.

    Abraços!! 😉

  2. yuri disse:

    é…o Hoary arregaćou meu PC todo……fora que o XGL já era to tendo que reinstalar praticamente tudo… o wireless num fionciona nem a pau…..

  3. milhouse disse:

    Opa, Obrigado, eu tive problemas com isso tambem.

  4. johnito disse:

    Tb tive esse problema mas com a tua dica já esta a funcionar, obrigado.

  5. Pingback: Solução para problema com o sudo após atualizar para o Ubuntu 8.04

  6. Paulo disse:

    Tive problemas com isso, fiz uma instalação limpa mas mantive o diretório /home, bem como o meu login anterior.

    Fora o sudo, tive problemas também com o gksu/gksudo. Alterando o arquivo /etc/hosts não só resolveram esses problemas como deixaram minha máquina mais rápida. (Aliás estava achando muito estranho o nautilus, firefox e eog se arrastarem para iniciar)

    Valeu a dica e funciona mesmo!

    Até mais!

  7. Cristiano disse:

    Valeu pela dica. Passei por isso e agora tá tudo certo.

    Também tive problema com o gksudo, então mudei para root no terminal e fiz usando pico.

    Agora tá 100%.

    Té mais.

  8. Daniel Lago disse:

    Tive o mesmo problema que foi resolvido com esta solução.

    Uma alternativa para iniciantes é clicar no menu “Sistema” -> “Administração” -> “Rede” -> “Hosts” -> Editar o Host 127.0.1.1 e tirar o que tiver depois do nome da máquina (ex: maquina.rede -> maquina).

    Muito inteligente.

    Abração.

  9. Claudio Lysias disse:

    Valeu! O bom do software livre é a disposição e concientização que todo mundo precisa de todo mundo. Obrigado pela ajuda.

  10. Antonio disse:

    Muito obrigado! Me ajudou muito.

  11. A|S disse:

    Valeu, acabou de resolver meu problema!

    Abraço.

  12. Parece que este erro está sendo frenqüente no 8.04, valeu! Esta sua página me auxiliou por duas vezes.

    Vou até colocar esta dica na apostila de atualização que estou concluindo.

  13. Silvério disse:

    Amigos estou com um problema com o Ubuntu 8.04, minha placa de rede é a Atheros e não funciona o Wirelles, a placa está ativa…mas quando vou tentar conectar nem mostra as redes disponíveis…
    Fico no aguardo obrigado…

  14. Romeu Pavan disse:

    Show de dica! Em algum lugar eu digitei romeu.pavan quando instalava o Ubuntu. Removi o “.pavan” do final e… pimba!

  15. Ramos disse:

    Obrigado, o post é claro e útil até por um iniciante.
    Ramos

  16. siriarah disse:

    Olá Silvério,

    Bem, não sei em qual computador você instalou o Ubuntu, mas no Eee PC que vem com placa Atheros, é necessário baixar os drivers para ela e compilá-los no Eee. No teu caso pode ser necessário um passo desta forma. Te aconselho a dar uma olhada na lista de discussão Ubuntu-BR e no fórum, pois muitos usuários já postaram dúvidas e soluções para placas com chip Atheros. O endereços são:

    Fórum: http://ubuntuforum-br.org/
    Lista: https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br

  17. Hugo Cid disse:

    Valeu… fiz update do meu laptop do 6.06 directo para o 8.04 e fiquei com este problema a complicar com tudo (incluíndo as actualizações).
    Obrigado pois funciona tudo de novo.

  18. paulo brseek disse:

    Dica muito boa,meus parabens e continue ajudando os usuários do linux.

  19. jeferson roseira disse:

    cara verifiquei no meu arquivo e mesmo assim nao funcionou nao estou conseguindo utilzar o comando sudo su

  20. siriarah disse:

    Olá jeferson,

    Qual é exatamente o erro que aparece no terminal quando você digita sudo su?

  21. Luis Eugenio disse:

    Cara vlw demais!!!!
    Tive esse problema após atualizar para o 8.04 mas depois de entrar na rede com os computadores windows da rede daqui de casa.
    Nao funcionava nada que precisasse de permissao root no modo grafico, apenas rodando pelo terminal.
    Fiz o que você disse e ficou filet de mais.
    Muito obrigado.

  22. Cássio disse:

    Opa!
    Também resolvi este e outro problema com essa dica.

  23. volney disse:

    Cara, legal viu… resolveu meu problema com o sudo aqui. Achei demais.

  24. Fábio Versão Beta disse:

    ^.^ vlw. meu problema foi resolvido =)

  25. Elias disse:

    Valeu!!! Pra mim resolveu tb!!

  26. Danillo disse:

    Opa… resolveu o meu problema também..
    valeu !

  27. Anderson disse:

    Valeu, parabéns pela sua dica. Eu resolvi o problema aqui na empresa com ela.

  28. dklady disse:

    blza, resolvi meu problema tb!
    Agradecida d++++

  29. André disse:

    uiaaaaaaaaaa, 0.o, valeu, veio, funfo legal agora, obrigado

  30. eduardo disse:

    Trazendo o wireless a vida e outras coisas mais….

    https://help.ubuntu.com/community/EeePC/Fixes

  31. Pepe Pereira disse:

    Blz, cara. Vc é fera!!!

  32. Serginho disse:

    Tive o mesmo problema… Como todos jah disseram, funfo a solucao.

    []s

  33. Raul disse:

    cara…to com esse problema…mas não consegui resolver….
    não tem jeito de acessar como root….
    sudo:unabled to resolve host (nome do computador)

  34. siriarah disse:

    Raul, você seguiu todos os passos descritos acima?

  35. Bruno disse:

    Carinha, vou te falar, parabéns por ter criado esse tópico, montei em meu micro 3 máquinas virtuais com o Ubuntu e minha intalação foi, instalei a primeira maquina e clonei as outras 2, resumindo, copiou o nome do host não ia nem a pau fiz tua dica e tudo ficou da hora e beeeeeeeeeeeeem mais rápido.
    Brigadão

  36. Marcão M.- Maringá PR disse:

    Muito bem!
    Acabei de instalar e atualizar o Ubuntu 8.04 e essa zica apareceu.
    O problema não foi resolvido com a dica, mas segui os passos do Daniel Lago logo ali.
    Funcionou tranqüilo!
    Muito obrigado pessoal!

  37. Sistema PE disse:

    Valeu “Daniel Lago” pela dica funcionou legal.

  38. Fthrash disse:

    Aqui tambem deu certo, faz tempo que tava dando isse erro e chato, valeu velhinho.

Deixe um comentário