Atualização da bíblia Almeida Corrigida Fiel (ACF)

Como está escrito aqui, converti o texto da ACF para ser usado com o Bible+, Mobipocket e Plucker. Pois bem, como o texto que utilizei para a conversão continha alguns erros de ortografia, pontuação, etc., resolvi ir corrigindo-o enquanto faço minhas leituras da bíblia. Comecei pelo livro de Mateus e acabei nesta semana de ler o livro de Atos dos Apóstolos. Desse modo, estou disponibilizando a versão mais recente da bíblia ACF com os livros acima já corrigidos.

Mas, não é só isto, trago mais uma novidade: o módulo da bíblia ACF para Sword que funciona em Windows, Linux e Macintosh executando em Java ou em versões nativas para Windows e Windows Mobile (não confundir Sword com e-Sword, este só possui versão para Windows e Windows Mobile). Além destes programas citados, existem o GnomeSword e o BibleTime, ambos para Linux, que também trabalham com os módulos do Sword.

Os procedimentos para instalação de módulos para o Sword estão descritos aqui. E o download pode ser feito na caixa do box.net ao lado ou clicando aqui.

ubuntu_logo32.png 7.10

P.S.: Caso alguém deseje a ACF para e-Sword, pode baixar clicando aqui (esta não foi feita por mim).

Sobre Fábio Medeiros

Meu nome é Fábio Medeiros. Cearense de nascença e com muito orgulho (daí o nome do blog, uma referência à minha terra). Sou formado em Tecnologia em Telemática, pelo CEFET-CE. Escrevi alguns artigos sobre programação JavaME e dispositivos portáteis (PDA) para a revista WebMobile.
Esse post foi publicado em Bíblia e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Atualização da bíblia Almeida Corrigida Fiel (ACF)

  1. Luciano disse:

    Olá, muito bom seu trabalho com a biblia!
    Agora, como sou leigo nos assuntos, smartphone e softwre, precisava de sua ajuda para saber como instalar a biblia no meu Moto Q com windows mobile, abrigado

    Luciano

  2. siriarah disse:

    Luciano,

    Para dispositivos com Windows Mobile existe o pocket e-sword (http://www.e-sword.net/pocketpc), mas desde já também te aconselho a dar uma procurada neste fórum abaixo do qual participo e lá existem vários usuários com mais experiência do que eu com Windows Mobile:

    http://www.pdabr.com/index.php

  3. Pingback: Atualização da bíblia Almeida Corrigida Fiel (ACF) (2) « siriarah

  4. 1 Coríntios 6,9-10 e 1 Timóteo 1,10
    “Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem “malakoi”, nem “arsenokoitai”, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.”

    Nesta passagem, temos dois termos que chamam a atenção. O primeiro “malakoi” foi traduzido pela versão de Ferreira de Almeida, da Bíblia em Português, como “afeminados” e o segundo na mesma versão “arsenokoitai”, como “sodomitas”. Duas palavras traduzidas falsamente, uma adulteração das escrituras sagradas. Existe ainda uma outra versão na linguagem de hoje abominável, que recomendamos a você que jamais compre ou ainda se tiver risque em sua Bíblia as palavras e coloque as mais corretas. Não seja enganado!

    Hoje, agradecemos a Deus pela Bíblia de Jerusalém, em Português, que é atualmente a melhor tradução das sagradas escrituras dos idiomas originais. Isto porque ela não deu margem para interpretações humanas, mas pegou os escritos e traduziu quase que literalmente. É uma linguagem não tão literária, mas segura. Em português foi publicada pela Editora Paulus, em 2002. O texto que mencionamos de 1 Coríntios 6, 9 foi traduzido pela Bíblia de Jerusalém, “malakoi” como “depravados” e “arsenokoitai” como “pessoas de costumes infames”. Em 1 Timóteo 1,10 a palavra “arsenokoitai” se repete e veio na versão da Bíblia de Jerusalém como “pederastas”, termo arcaico e já abandonado cientificamente referindo-se aos homossexuais.

    APOCALIPSE 22,17-19

    CONSELHO: RETRADUZA!

    • siriarah disse:

      Prezado Cícero,
      Agradeço pelo seu comentário sobre estes trechos da Bíblia. A versão disponibilizada neste site não é uma versão minha e sim uma tradução dos textos hebraico (massorético) e grego (textus receptus) feita pela Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil (SBTB) e eu só a estou convertendo para leitura em dispositivos portáteis. Assim, eu mesmo não posso alterar nada do que está escrito nesta versão da Bíblia.
      Todavia tomei a liberdade de pesquisar um pouco mais estas palavras gregas e encontrei coisas bem interessantes sobre elas:
      A palavra grega malakoi (número grego de Strong, 3120 [1]) tem o significado abaixo:
      1. suave, macio ao toque
      2. metaf. em um mau sentido
      a. efeminado
      1. de um depravado
      2. de um menino mantido para relações homossexuais com um homem
      3. de um homem que sustenta o corpo dele para adultério antinatural
      4. de um prostituto masculino
      E a palavra arsenokoitai (número grego de Strong, 733 [2]):
      aquele que vive com um homem como se fosse uma mulher, pederasta, homossexual
      Apesar de os termos assumirem outras traduções, na tentativa de não agredir as pessoas devido à sua opção sexual, a Bíblia condena a prática do homossexualismo:
      Lv 18.22: Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;
      Rm 1.27: E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.

      [1] http://www.searchgodsword.org/lex/grk/view.cgi?number=3120
      [2] http://www.searchgodsword.org/lex/grk/view.cgi?number=733

      P.S.: Desculpe-me pela demora em liberar seu comentário. É que todo comentário em que eu vejo que necessita de uma resposta, só o libero depois de ter preparado uma resposta.

      • Flavio Oliveira disse:

        Jo 8:32 = e conhecereis a verdade, e a verdade te libertará.

        Parabéns ao irmão Fábio pela atitude de prudência em relação ao primo Cícero de Oliveira. Polêmicas teológicas a parte entre evangélicos e católicos, foram nossos irmãos crentes evangélicos que foram lançados nas fornalhas do catolicismo medieval, martirizando suas vidas para que hoje em dia, inclusive muitos católicos tivessem o privilégio de poder ler as Sagradas Escrituras em língua diversa do grego, latim e aramaico.

        Foram os que morreram por causa da obra de Nosso Pai Eterno, a exemplo de seu Filho, nosso Jesus único e suficiente Salvador de nossas almas, provocaram a reforma do catolicismo para que um dia pudesse surgir essas versões que nada mais fazem do que perpetuar a vontade humana em detrimento da vontade de Deus, ao qual podemos hoje, graças a Ele, declaramos todo nosso louvor e adoração, TODO E NÃO DIVIDIDO.

        Cultura cristã sem Cristo é cultura podre e hipócrita. Por isso nosso apelo constante e incansável para que todos aceitem a Jesus; aceitem A Porta e não as paredes; conheçam A Verdade e não as tradições e outras aberraçãoes que somente provocam o desvio do único Caminho, que é Jesus Cristo, o Nazareno, Príncipe da Paz, Guarda de Israel, Estrela da Manhã, Filho de Davi, Rei dos Reis e nosso único Rei, sem rainha ou cortes reais simbolizadamente adequadas, mas perniciosamente seguidas.

        SÓ JESUS SALVA; foi Ele quem morreu por nossos pecados. Não adianta querer imitar pra lotar igrejas, pois serão poucos escolhidos, pois desde o princípio Deus faz e o diabo copia.

        Termino desejando que Deus abençoe o irmão Fábio pelo empenho dedicado na difusão da Palavra de Deus, pois graças ao teu trabalho consegui substituir a gobible católica pela ACF, cuja direção de Deus é notória, contanto que o propósito seja a salvação em Cristo Jesus, é claro.

  5. Marcelo disse:

    Caro Siriarah, graça e paz !

    Estou engatinhando em programação e comecei a ver o access e estou ávido por achar o texto da ACF (Almeida Corrigida e Fiel) em .MDB.
    Você teria este arquivo disponível ?

    Queria fazer ou mesmo tentar fazer um programinha para estudos bíblicos e pregações com ela (ACF).

    Excelente sua resposta ao comentário do Cícero…estou terminando um livrinho sobre o homossexualismo e a condenação bíblica para este pecado, sempre apontando que através de Jesus, tanto homem como mulher, podem ficar livres deste mal, sendo santos e justificados pela Fé no Cordeiro de Deus.

    Um abraço e fique com Deus, Marcelo.

    • siriarah disse:

      Olá Marcelo.

      Infelizmente não possuo a ACF em formato MDB, pois utilizo um arquivo em texto com algumas marcações similares à HTML para poder gerar as versões que disponibilizo no site.

Deixe um comentário